Com falta de vagas para raio-x, pacientes do COE têm que pagar por exames em Balneário Camboriú

Uma moradora de Balneário Camboriú tentou agendar um raio-x para sua filha no Centro de Especialidades Odontológicas (COE) de e foi surpreendida com a informação de que não havia mais vagas para esta semana. O relato é de Patrícia, ouvinte que entrou em contato com a Rádio Menina nesta terça-feira, 25.

  • Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Tendo urgência na realização do exame, já que a filha está com retorno médico agendado, a mãe recebeu a indicação de clínicas particulares onde teria que pagar pelo procedimento, oferecido gratuitamente pelo SUS.

A ouvinte informou que já havia feito um exame na clínica particular anteriormente e que não era caro, mas, desta vez precisava fazer outros exames também. Ela questionou a atendente se seria possível realizá-los antes do retorno na consulta, a recepção não marcou o exame, alegando que a agenda só abriria na próxima semana.

A ouvinte entrou em contato com uma das clínicas, mas não obteve retorno por telefone, após ligar o dia todo. Além disso, a clínica não realiza agendamentos pelo WhatsApp.

A Rádio Menina entrou em contato com Aline Leal, secretária de Saúde de Balneário Camboriú, que explicou: “Quando as vagas terminam e o paciente não quer esperar até a abertura das vagas, são indicadas algumas clínicas que oferecem desconto nas radiografias para os pacientes do SUS.”

CLIQUE AQUI PARA ENTRRA NO GRUPO DE WHATSAPP DA RÁDIO MENINA

De acordo com a secretária, em casos de urgência e com base nas necessidades do paciente, são feitos encaixes. Sobre a questão do contato para o atendimento, Aline informou que na sexta-feira, 21, o telefone estava sem sinal, e o WhatsApp é utilizado apenas para a regulação das filas de espera das especialidades.

A secretária também comentou que a rede não está disponível para outros exames de imagem, como tomografia e raio-x panorâmico. Atualmente, o COE conta com uma única administradora pela manhã para realizar todos os agendamentos, mas ela não tem conseguido atender à demanda. Já foi solicitado um administrador adicional, e o processo está em andamento.

Os pacientes que não têm condições de pagar os exames particulares são encaminhados à Assistência Social para realizar os procedimentos.

Matéria por: Duda Passos – estagiária de jornalismo


LEIA MAIS NO PORTAL MENINA

Auxiliares da educação de Balneário Camboriú organizam protesto para cobrar salário e pagamento de Horas Atividade

Triagem por Inteligência Artificial vai agilizar atendimentos na Central da Dengue em Itajaí

Adicionar aos favoritos o Link permanente.