Carnaval de Pernambuco terá controle de acesso em pontos estratégicos e mais bodycams

A Secretaria de Defesa Social (SDS) divulgou, nesta quarta-feira (26), o esquema completo das ações de segurança para o Carnaval de Pernambuco. Uma novidade no planejamento da secretaria este ano é o controle de acesso do público, que ocorrerá de forma estratégica nas ruas que funcionam como corredores para os maiores polos de folia do Recife e de Olinda. De acordo com o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho, os pórticos de controle estarão em algumas ruas do Recife Antigo e de Olinda, e também das pontes Princesa Isabel e Duarte Coelho, para o Galo da Madrugada.

Pórticos de controle

O objetivo da ação é reduzir riscos à população e restringir a entrada de armas brancas e de fogo nos maiores polos carnavalescos. No Galo da Madrugada, o controle acontecerá nos acessos às duas pontes centrais. No bairro do Recife, o efetivo da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) agirá nas pontes Giratória, Buarque de Macêdo e Maurício de Nassau, além de ter posto de controle na Rua Alfredo Lisboa.

Já no Sítio Histórico de Olinda, os pórticos estarão em nove endereços. São eles as ruas 10 de Novembro, 15 de Novembro, 13 de Maio (Henrique Dias), 13 de Maio (Boa Hora), Rua da Bica, Rua Coronel Joaquim Cavalcanti, Rua do Amparo, Rua Bispo Coutinho e Avenida Liberdade.

“É a primeira vez que o controle de acesso vai funcionar no Carnaval de Pernambuco. Basicamente, são pontos em que as pessoas que estão indo para a folia, por amostragem, poderão ser submetidas à revista pessoal. É uma prática que tem a intenção de impedir que objetos que possam ser utilizados para agressão não entrem nos polos de Carnaval. Armas de fogo, arma branca, soqueira, etc. Quem levar isso, poderá ser abordado não só nos pontos de entrada, mas durante o Carnaval e na saída”, disse o secretário.

Reconhecimento facial e bodycams

O Carnaval de Pernambuco já utiliza bodycams, as câmeras corporais, e câmeras de reconhecimento facial desde o ano passado. Este ano, o investimento nesses equipamentos foi maior. Em uma licitação feita na última semana, a SDS contratou 47 câmeras com reconhecimento facial. O equipamento passará por um teste de capacitação durante os dias de festa, através do uso de um software que permite comunicar as imagens e o banco de dados da secretaria. As câmeras podem ser fixas ou de visão 360º.

“As 47 câmeras já estão instaladas, de um total de duas mil câmeras. Uma empresa nos forneceu o software de reconhecimento facial e iremos testá-lo no Carnaval. Isso serve para quem tem mandado de prisão em aberto; são mais de 15 mil no banco de dados da Secretaria de Defesa Social. São pessoas que, na maioria das vezes, não têm endereço fixo, e todas as tentativas de prisão não geraram resultado. Quem tem mandado de prisão aberto é porque cometeu crime violento, grave”, esclarece o chefe da pasta.

O número de bodycams também aumentou. Em 2024, a Polícia Militar testou o uso de uma câmera corporal por patrulha no Galo da Madrugada. Este ano, serão 160 equipamentos, com a maior aplicação (100 câmeras) ainda no maior bloco de rua do mundo.

“Essas bodycams são um convênio antigo nosso, que estamos tirando de uma área de responsabilidade territorial e colocando nas patrulhas do Galo. Serão 160 bodycams. Delas, 100 no Galo, 30 em Olinda e 30 no Recife Antigo. No ano passado, nós operamos com elas apenas no Galo da Madrugada”, informou o coronel Ivanildo Torres, comandante geral da PM.

Investimento

O Governo do Estado investe quase R$ 12,3 milhões na operação de segurança do Carnaval de Pernambuco em 2025. Apesar do Recife e região metropolitana concentrarem os esforços das forças, há milhares de postos de trabalho na Zona da Mata e no interior. Ao todo, serão 68.327 postos de trabalho. Isso significa que o efetivo do estado, mesmo numericamente inferior ao total de postos, se reveza em turnos para cumprir diferentes demandas de segurança nos mais de 68 mil postos. Esse esquema começa às 14h da quinta-feira (27) e se encerra na terça-feira (4).

Atendimento à população

As delegacias do estado estarão abertas 24 horas no período carnavalescos e as bases operacionais deverão cobrir todo o estado. Haverá delegacias móveis em pontos estratégicos de Olinda, Bezerros, Nazaré da Mata, Paudalho e Recife. Durante o Galo da Madrugada, haverá duas delegacias no juizado do folião. Elas estarão no Fórum Thomaz de Aquino e Metrorec. Ainda durante o bloco, terão delegacias móveis na Rua da Aurora e Praça do Diário, além de uma delegacia na Rio Branco e uma em Afogados.

O post Carnaval de Pernambuco terá controle de acesso em pontos estratégicos e mais bodycams apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.