PMPE foi treinada para fazer “uso seletivo da força” no Carnaval, diz comandante geral

“Advertir mais do que repreender” e “fazer uso seletivo da força” serão protocolos presentes na operação da Polícia Militar de Pernambuco (PM-PE) no Carnaval 2025. A informação é do comandante geral da força, coronel Ivanildo Torres, que revelou detalhes do esquema de segurança para este ano em uma coletiva da Secretaria de Defesa Social (SDS) nesta quarta-feira (26). Ao LeiaJá, Torres afirmou que a seletividade na abordagem foi discutida na Diretoria de Assistência Social e Direitos Humanos da PMPE.

Segundo o chefe da Polícia Militar no estado, a diretoria foca no preparo e condicionamento da tropa para os grandes eventos, não apenas o Carnaval. Para eventos dessa natureza, são revistos conceitos que reforcem o combate à importunação sexual e reafirmem os direitos da mulher, a Lei Maria da Penha, além dos direitos da comunidade LGBTQIA+.

“Isso, de modo que faça o policial entender que é um momento de festa. Muitas vezes, comportamentos que gerariam prisões podem ser evitados através de uma advertência, de uma conversa, de uma orientação proativa com aquele cidadão ou folião”, afirmou Ivanildo Torres ao LeiaJá. “Nem toda abordagem deve resultar em prisão”, completou.

O protocolo não se aplica aos casos mais graves ou violentos. As prisões e o policiamento ostensivo ainda acontecerão conforme necessário, sobretudo em situações de risco ao folião. No entanto, ainda é preciso “advertir mais do que repreender” e ter maior sensibilidade ao julgar os casos, na opinião do comandante.

“As prisões são realizadas e encaminhadas para a delegacia desde que tenha-se cobertura legal. Por exemplo, se eu estou com uma chave de fenda no meio da multidão, a chave de fenda será retida. Eu serei advertido, mas não conduzido à delegacia. Diferente de uma arma branca ou arma de fogo, que a lei diz que deve ser feita a condução, pela lesividade do objeto”, finalizou Torres.

LeiaJá também: mais sobre o Carnaval

Carnaval de Pernambuco terá controle de acesso em pontos estratégicos e mais bodycams

Expresso da Folia começa a funcionar nesta sexta-feira (28)

O post PMPE foi treinada para fazer “uso seletivo da força” no Carnaval, diz comandante geral apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.