Pernambuco registra aumento de 25% nos casos de feminicídio em janeiro e fevereiro

Pernambuco registrou, pelo menos, 16 casos de feminicídio entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano. O número representa uma alta de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando a Secretaria de Defesa Social (SDS-PE) registrou 12 ocorrências do crime. Ou seja, quatro casos a menos. Dos casos de 2025, sete aconteceram em janeiro e nove em fevereiro. As vítimas tinham idades entre 19 e 52 anos, e residiam nas regiões Metropolitana, Agreste e Sertão. O levantamento do LeiaJá incluiu feminicídios com registro até 27 de fevereiro. O último caso da lista vitimou uma mulher de 33 anos, na Zona Norte do Recife.

Os sete registros do mês de janeiro já constam nos registros da SDS. Os de fevereiro, no entanto, ainda não têm divulgação parcial por parte da secretaria. A pasta costuma divulgar os números totais após apuração de todos os casos, entre uma e duas semanas após o fechamento do mês de análise. Para levantar os registros de fevereiro, o LeiaJá considerou a divulgação dos casos nas redes sociais e confirmou as ocorrências, individualmente, com a Polícia Civil de Pernambuco (PC-PE).

Os dados de feminicídio

A Região Metropolitana do Recife (RMR) concentrou a maioria dos casos de janeiro. Os crimes aconteceram no Cabo de Santo Agostinho, Recife, Jaboatão dos Guararapes e Ipojuca, em 23, 25, 29 e 31 de janeiro, respectivamente. Também em ordem, as vítimas tinham 52, 50, 41 e 38 anos. Outros dois casos vitimaram mulheres em Brejo da Madre de Deus e Saloá, no Agreste, em 14 e 19 de janeiro. As vítimas tinham 46 e 19 anos, a última sendo a mais nova deste levantamento. O último caso referente a janeiro aconteceu também no dia 19, em Serra Talhada, no Sertão.

Em fevereiro, novamente, o Grande Recife deteve o maior número de feminicídios – cinco de nove ocorrências. O bairro do Ibura, na Zona Sul da capital pernambucana, registrou dois casos em dias seguidos (9 e 10). As vítimas eram mulheres 27 e 29 anos. Na Zona Norte da cidade, a Polícia Civil notificou outros dois casos, em Campina do Barreto e Passarinho, nos dias 16 e 28 de fevereiro, com vítimas de 46 e 33 anos. Olinda também registrou um feminicídio no último dia 25; a vítima tinha 25 anos e morreu em um motel.

Outros três casos aconteceram no Sertão, nas cidades de Sertânia, Arcoverde e Santa Maria da Boa Vista. São registros dos dias 10, 11 e 23 de fevereiro, com vítimas de 39, 32 e 21 anos. O último caso referente ao mês de fevereiro é um registro em Palmeirina, no Agreste, que teve como vítima uma mulher de 30 anos, em 24 de fevereiro. Em todos os casos listados, não foi possível traçar os perfis étnico e econômico das mulheres vitimadas.

Conheça alguns dos casos

A massoterapeuta Jaqueline Severina do Nascimento, de 46 anos, morreu após cair da janela do próprio apartamento, no bairro de Campina do Barreto, no Recife, em 16 de fevereiro. Vizinhos relataram à polícia que ouviram gritos de socorro vindos da casa, minutos antes da queda. O marido da vítima, Alberico Luiz de Souza, é o principal suspeito no caso. As informações inicias apontam que, enquanto o casal discutia, Alberico sufocou Jaqueline com um golpe mata-leão e, em seguida, a jogou da janela. O caso chamou atenção da população local e segue sob investigação da Polícia Civil.

No último dia 24, uma mulher de 25 anos morreu após ser enforcada pelo ex-companheiro dentro de um motel em Olinda. Madza Batista Rodrigues dos Santos foi assassinada depois de uma discussão com o agressor, identificado como Jefferson José Gomes da Silva, de 28 anos. Ele foi preso em flagrante, após funcionários do estabelecimento deterem o agressor.

Um caso de feminicídio em Saloá, no Agreste, também chamou atenção da população pernambucana por envolver menores de idade. A jovem Fernanda Silva de Amorim, de 19 anos, morreu em 19 de janeiro, com golpes de faca. O autor é um adolescente de 17 anos, ex-companheiro da vítima. O crime aconteceu na rodoviária da cidade. Além de apreender o adolescente, a polícia também apreendeu uma segunda menor, de 15 anos, que tentou ajudar o infrator a fugir.

Como denunciar?

É possível denunciar a violência contra a mulher através do telefone 180, da Central de Atendimento à Mulher. A central funciona 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados. O 190, da Polícia Militar, também funciona como canal de denúncia e acionamento de viaturas, quando o crime estiver acontecendo. Também é possível, no Grande Recife, fazer denúncias usando o Disque-Denúncia da Polícia Civil, no telefone (81) 3421-9595.

O post Pernambuco registra aumento de 25% nos casos de feminicídio em janeiro e fevereiro apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.