CDL de Orleans tem novo presidente: Reginaldo Bratti fala sobre projetos e expectativas

O Jornal da Guarujá recebeu, na manhã desta quinta-feira, o novo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Orleans, Reginaldo Bratti. Embora sua posse oficial esteja marcada para o dia 18 de março, ele já vem trabalhando ativamente desde o início do ano para fortalecer o comércio local.

“É um prazer estar aqui para a gente conseguir passar algumas informações referentes à nossa CDL, nessa representatividade gigante que é a CDL do comércio e dos prestadores de serviços de Orleans”, afirmou Bratti.

Com experiência na diretoria anterior, ele explicou sua motivação para assumir o desafio: “Acredito muito no comércio, na capacitação e no desenvolvimento. Orleans tem um comércio muito forte, e nós precisamos movimentá-lo sempre, buscando melhorias e incentivos. Representar essa classe tão importante é um grande desafio, mas estou motivado e conto com uma diretoria engajada ao meu lado”.

Apesar de ainda não ter tomado posse oficialmente, Bratti destacou que os trabalhos já começaram há meses. “Desde o final do ano passado, estamos estruturando nossa diretoria e planejando ações para beneficiar os associados. A posse será no dia 18, mas nossa atuação já está em andamento”, disse.

Uma das primeiras iniciativas da nova gestão foi a realização de uma pesquisa para entender melhor as necessidades dos associados e consumidores. “Durante 60 dias, conduzimos um estudo aprofundado, ouvindo associados, ex-associados, possíveis novos membros e consumidores. Os resultados nos trouxeram surpresas positivas e negativas e  desafios a serem trabalhados”, explicou.

Entre os pontos identificados, a necessidade de maior aproximação entre a CDL e os associados foi um dos destaques. “Queremos incentivar a participação ativa dos lojistas e promover capacitações para funcionários e empresários. A pesquisa também apontou que o atendimento ao cliente e a realização de promoções são aspectos essenciais para o fortalecimento do comércio local”, acrescentou Bratti.

Uma das mudanças que já começaram a ser implementadas é o “Café do Associado”, um encontro mensal para troca de ideias e sugestões entre lojistas e a diretoria da CDL. “Fizemos o primeiro em fevereiro e teremos outro no dia 20 de março. A ideia é manter essa iniciativa para criar um canal aberto de comunicação com nossos associados”, disse.

Outra pauta relevante é a reformulação do  “Sábado Mais”, uma ação que busca atrair consumidores para o comércio local nos finais de semana. “A pesquisa mostrou que tanto lojistas quanto consumidores veem a importância do Sábado Mais, mas sugeriram mudanças, especialmente no horário de funcionamento. Nossa proposta é que as lojas abram das 9h às 15h30, sem fechar ao meio-dia. É uma sugestão baseada nos dados coletados”, explicou Bratti.

Ele reforçou que a adesão ao novo horário será opcional, mas ressaltou a importância do engajamento dos lojistas. “Se queremos que o comércio cresça, precisamos testar novas ideias e nos adaptar às necessidades do consumidor. A CDL não impõe, apenas sugere, mas espera que os lojistas participem e contribuam para que possamos avaliar os resultados e, se necessário, fazer ajustes”, afirmou.

Além das ações já citadas, a CDL está em busca de novas parcerias, como um projeto em conjunto com o Sebrae para trazer uma escola de vendas para Orleans. “Essa capacitação será fundamental para aprimorar o atendimento e as estratégias dos comerciantes locais”, concluiu Bratti.

Confira entrevista completa

 

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