Um menino de apenas 8 anos foi internado em estado grave após sofrer uma descarga elétrica na tarde de sábado, 15, no bairro São Vicente, em Itajaí. O pai da criança tentou salvar o filho e também ficou ferido.
De acordo com o relato de uma testemunha aos policiais militares, um grupo de crianças estava soltando pipa, sendo algumas delas com cerol. Uma linha se enroscou na fiação, cortando os cabos de alta tensão, que atingiram o menino que brincava próximo à calçada na rua Jaziel José da Rocha.
- Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Diante da situação, o pai tentou puxar o filho pelos braços, mas sofreu uma descarga elétrica que resultou em ferimentos na cabeça e pelo corpo. A mãe também se aproximou e acabou ferindo os pés.
Os bombeiros realizaram o primeiro atendimento às vítimas, enquanto a Celesc fez o isolamento da energia, deixando todo o bairro sem luz.
Num primeiro momento, a família foi conduzida ao Centro Integrado de Saúde (CIS), mas, devido à gravidade dos ferimentos, o menino precisou ser transferido ao Hospital Pequeno Anjo, onde foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Os policiais também tentaram localizar quem estaria vendendo as pipas, mas não conseguiram encontrar nenhum suspeito na região.
Pipa com cerol é crime
A Lei Estadual nº 11.698, de 8 de janeiro de 2001, proíbe, em Santa Catarina, a “utilização de pipas ou similares equipadas com instrumentos cortantes e com linhas preparadas à base de produtos cortantes”.
Em âmbito nacional, tramita o Projeto de Lei (PL) 402/11, que proíbe a fabricação, comercialização e uso de linhas cortantes em pipas e brinquedos semelhantes, estipulando pena de detenção e multas.