O Governo Federal reconheceu, nesta terça-feira, 18, a situação de emergência em Guaramirim (SC) por causa das fortes chuvas que atingiram o município. A medida foi oficializada por meio da Portaria nº 719, publicada no Diário Oficial da União (DOU).
Com isso, a cidade poderá solicitar recursos para ações de defesa civil e assistência à população afetada.
Com o reconhecimento do Governo Federal, a prefeitura pode acessar auxílio federal para comprar cestas básicas, água potável, kits de higiene e limpeza, além de refeições para trabalhadores e voluntários que atuam no atendimento aos atingidos.
O pedido de recursos deve ser feito por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), onde a Defesa Civil Nacional avalia os planos de trabalho e libera os valores necessários.
Atualmente, Santa Catarina tem 28 municípios com reconhecimento federal de emergência. Destes, 21 enfrentam problemas devido a chuvas intensas, três por queda de granizo, dois por enxurradas, um por estiagem e um por vendaval.
A inclusão de Guaramirim na lista reforça o impacto dos eventos climáticos no estado e a necessidade de suporte imediato.
Para auxiliar as prefeituras no pedido de ajuda, a Defesa Civil Nacional oferece cursos a distância, capacitando agentes municipais e estaduais na utilização do S2iD e na gestão de desastres.
Leia também:
- Calor intenso e umidade aumentam risco de temporais no Médio Vale na tarde de terça (18)
O objetivo é agilizar a liberação de recursos do Governo Federal e garantir que os municípios tenham acesso às ferramentas necessárias para responder a emergências climáticas. A Portaria está disponível neste link.
O post Governo Federal reconhece situação de emergência em Guaramirim devido a temporais apareceu primeiro em Misturebas News.