Vistoria técnica na barragem de José Boiteux é finalizada; plano de reparos será elaborado

A vistoria técnica na barragem de José Boiteux, no Alto Vale do Itajaí, foi concluída na tarde da última quinta-feira (20). Durante dois dias, especialistas analisaram a estrutura para definir quais intervenções são necessárias para restaurar seu pleno funcionamento. O trabalho foi conduzido pela Celesc, empresa contratada pela Defesa Civil de Santa Catarina para executar os reparos emergenciais.

Para avaliar as condições da barragem, os técnicos precisaram utilizar rapel e acessar o interior da estrutura. A principal preocupação é uma das comportas, que está emperrada e não abre caso necessário. Segundo o governo estadual, com o fim da vistoria, será elaborado um cronograma para a execução das obras. A estimativa inicial aponta que serão necessários cerca de R$ 200 mil para os reparos.

Além da inspeção técnica, equipes da prefeitura de José Boiteux também estiveram no local para remover os entulhos deixados após atos de depredação ocorridos no início do mês.

>> LEIA TAMBÉM: Secretaria de Educação de Timbó realiza vistorias e planeja melhorias na Escola Nestor Margarida

A realização da vistoria só foi possível após autorização da comunidade indígena local. Como parte das negociações, o governo de Santa Catarina assumiu o compromisso de construir 43 moradias para os indígenas Xoklengs que perderam suas casas devido à barragem.

O investimento, estimado em R$ 5,5 milhões, será repassado às prefeituras de José Boiteux e Vitor Meireles, responsáveis por licitar as obras.

O post Vistoria técnica na barragem de José Boiteux é finalizada; plano de reparos será elaborado apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.