UFSC busca 15 pacientes com diabetes tipo 2 para estudo sobre treinamento físico

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) está com vagas abertas para a segunda onda de um projeto com exercícios aquáticos e terrestres para pessoas com diabetes tipo 2. O estudo, coordenado pelo professor Rodrigo Sudatti Delevatti, do Centro de Desportos (CDS), e pela pesquisadora Ingrid Wolin, busca 15 participantes para integrar o grupo de voluntários.

O projeto oferece intervenções com exercícios aquáticos e terrestres, realizados no CDS da UFSC, no período da tarde, as 17h, e da noite, as 19h, às segundas, quartas e sextas-feiras. Interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone (48) 9 9654-2483 ou pelo e-mail [email protected].

O estudo tem o objetivo de comparar os efeitos do treinamento físico combinado (aeróbico e força) em meio aquático e terrestre no perfil glicêmico, lipídico, na inflamação sistêmica, em desfechos cardiovasculares, funcionais, na composição corporal, na saúde mental, cognitiva, qualidade do sono e qualidade de vida de pacientes com diabetes tipo 2.

Adultos e idosos de ambos os sexos, com idade entre 45 e 80 anos, estão entre o público-alvo. O período de intervenção compreende 24 semanas. Os participantes serão alocados em dois grupos (grupo de treinamento combinado no meio aquático ou grupo de treinamento combinado no meio terrestre) e realizarão o treinamento combinado três vezes por semana, em dias alternados, em meio aquático ou terrestre.

Antes, durante e após as 24 semanas de treinamento, serão realizadas análises bioquímicas, avaliações da composição corporal, de capacidade funcional, e a aplicação de questionários para avaliar saúde mental, cognitiva, qualidade do sono e qualidade de vida. Também serão coletados ao longo das 24 semanas dados de carga de treinamento e medidas agudas de glicemia capilar e pressão arterial. Os resultados obtidos poderão fornecer subsídios para a elaboração de estratégias de intervenção que auxiliem na otimização do manejo do diabetes tipo 2.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.