Cerca de 500 atletas se reuniram na praia de Cabeçudas, em Itajaí, para uma das etapas do calendário nacional de natação. As provas iniciaram na sexta-feira, 21, e seguiram até a tarde de domingo, 23. No total, 28 clubes da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) participaram do evento, que contou com nadadores de diferentes partes do país. Itajaí foi representada por 38 atletas.
- Compartilhe esta notícia no WhatsApp
Os competidores buscavam melhores classificações e índices para torneios internacionais. Na prova de 10 quilômetros, realizada na sexta-feira, 21, foi formada a seleção brasileira e definidos os nadadores que disputarão os Jogos Pan-Americanos.
No sábado, 22, os atletas entre 12 e 13 anos disputaram, pela primeira vez no Brasil, as provas de três quilômetros. Com isso, a equipe brasileira da categoria de base foi formada com os atletas que participaram da prova, tornando Itajaí a sede da primeira seleção nesta categoria.

No encerramento das atividades, foi realizada a prova de cinco quilômetros, com atletas de 15 a 16 anos, que buscam classificação para a Copa Pacífico, competição que vale vaga nos mundiais de águas abertas.
Itajaí tem se destacado na formação de nadadores e se consolidado como um dos polos brasileiros da modalidade. O evento foi promovido pela CBDA, com o apoio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) e da Secretaria Municipal de Turismo.
Além do impacto esportivo, a competição também movimentou a economia da cidade.
Matéria por: Érica Guckert – estagiária de Jornalismo