A Educação de Blumenau foi recentemente premiada em âmbito nacional com o Prêmio Educação para Gentileza e Generosidade, conquistando destaque na categoria Diversidade.
O projeto “As crianças e a pluralidade das infâncias: transições entre o passado e o presente”, desenvolvido pelo Centro de Educação Infantil Pastor Nirton dos Santos, localizado no bairro Velha Central, foi o grande vencedor.
Idealizado pelas professoras Nadine de Andrade, Ana Paula Bertolini e Cleonice T. B. Ringenberg, o projeto teve como foco o respeito às diferenças culturais e a promoção de um ambiente educacional que valoriza a convivência harmônica, a confiança e o afeto entre as crianças.

Com o objetivo de acolher as diversidades culturais e promover o sentimento de pertencimento entre os alunos, a iniciativa propôs uma reflexão sobre a pluralidade das infâncias, estimulando as crianças a compreenderem e respeitarem as diferentes realidades de vida que coexistem no ambiente escolar.
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Além disso, o projeto incentivou a participação das famílias, criando um vínculo mais forte entre a comunidade escolar e os laços familiares, fundamentais para o desenvolvimento da inclusão.
O prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, comemorou a premiação e destacou o trabalho conjunto entre professores, alunos e famílias na busca por uma educação mais inclusiva.
“Este prêmio é um reflexo do esforço coletivo para construir uma cidade mais acolhedora e justa. Blumenau segue se destacando pela qualidade das suas práticas educacionais”, afirmou. A secretária de Educação, Simone Probst, também fez questão de ressaltar a importância do prêmio, lembrando que a conquista é um marco para a rede municipal de ensino. “Este prêmio reforça o nosso compromisso em promover uma educação que respeite a diversidade e valorize as diferenças”, disse Simone.
Para as educadoras responsáveis pelo projeto, a premiação é uma grande realização, não apenas pelo reconhecimento, mas também pela oportunidade de inspirar outras instituições a refletirem sobre a pluralidade das infâncias.
“Estamos muito felizes em ver nosso projeto ser reconhecido e esperamos que ele sirva como exemplo para outras escolas buscarem iniciativas que integrem e respeitem as diferentes culturas de seus alunos”, afirmou a professora Nadine.
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