Polícia cumpre 7 mandados contra policiais em nova fase da investigação da chacina de Camaragibe

A Polícia Civil de Pernambuco cumpre, nesta quarta-feira (26), sete mandados de busca e apreensão na segunda fase da Operação Sobejo, que investiga a chacina de Camaragibe, no Grande Recife. O caso, de setembro de 2023, terminou com dois policiais militares e seis pessoas da mesma família mortos.

O Juízo da Primeira Vara Criminal da Comarca de Camaragibe expediu os mandados de busca e apreensão para domicílios na própria cidade, além de São Lourenço da Mata, ainda no Grande Recife, e em Maragogi, no estado de Alagoas.

As diligências iniciaram no dia 15 de setembro de 2023, um dia após a série de homicídios que chocou o país. As primeiras mortes foram do soldado Eduardo Roque, de 33 anos, e do cabo Rodolfo José, 38. Os dois foram assassinados a tiros pelo vigilante Alex Barbosa, conhecido como ‘Alex Samurai’, quando atendiam uma ocorrência em Tabatinga.

Caçada

Após efetuar os disparos, Alex fugiu do local, o que desencadeou uma caçada por parte da Polícia Militar. Horas após as primeiras mortes, homens encapuzados mataram três irmãos de Alex, Ágata Ayanne da Silva, 30; Amerson Juliano da Silva e Apuynã Lucas da Silva, ambos de 25 anos, a tiros. Os crimes foram transmitidos nas redes sociais de Ágata.

Antes de ser morta, a vítima publicou que a mãe havia sido sequestrada e teve a casa invadida por homens. No dia seguinte, os corpos da mãe e da esposa de Alex, Maria José Pereira da Silva, e Maria Nathalia Campelo do Nascimento, 27, foram encontrados em um canavial no município de Paudalho, na Mata Norte de Pernambuco.

Cerca de 12 horas depois, Alex foi encontrado pela Polícia Militar e morto em uma área de mata após uma troca de tiros.

LeiaJá também: Chacina de Camaragibe: entenda a linha do tempo dos fatos

Policiais presos

Há um ano, a Polícia Civil concluiu três dos quatro inquéritos referentes à chacina. O inquérito em aberto trata das mortes da mãe e da esposa de Alex. Também em março do ano passado, 12 policiais militares viraram réus por participar na chacina, sendo três oficiais.

LeiaJá também: MPPE detalha como policiais militares orquestraram a Chacina de Camaragibe

Os cabos Dorival Alves Cabral Filho, 37, e Fábio Júnior de Oliveira Borba, 43, e os soldados Paulo Henrique Ferreira Dias, 31, conhecido como Rato; Leilane Barbosa Albuquerque, 28, e Emanuel de Souza Rocha Júnior, 34, foram presos pela morte dos três irmãos de Alex. Os cinco respondem por triplo homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e sem chance de defesa das vítimas.

Os outros policiais envolvidos nas investigações da chacina de Camaragibe são:

tenente-coronel Marcos Túlio Gonçalves Martins Pacheco, 52;
1º tenente João Thiago Aureliano Pedrosa Soares, 37;
tenente-coronel Fábio Roberto Rufino da Silva, 52;
soldado Diego Galdino Gomes, 30;
cabo Janecleia Izabel Barbosa da Silva, 39;
2º sargento Eduardo de Araújo Silva, 48;
3 º sargento Cesar Augusto da Silva Roseno, 44, conhecido como “Milionário”

Eles respondem ao crime em liberdade e cumprem medidas cautelares.

Crime de vingança

Na época das prisões, o delegado Ivaldo Pereira, gestor da Diretoria Integrada Metropolitana da Polícia Civil, afirmou que os policiais planejaram os homicídios e saíram para matar. Ainda de acordo com o delegado, todos os investigados sumiram com os celulares e um deles chegou a extraviar a arma de fogo para atrapalhar o inquérito.

“São cinco policiais que saíram para matar, enquanto outros estavam ali para fazer a coisa correta e prender o Alex. A gente comprovou que eles se planejaram organizaram para cometer os homicídios, desde veículos, vestimentas”, afirmou o delegado Ivaldo Pereira.

“Todos sumiram com os celulares, um deles também extraviou a arma de fogo. Fizeram de tudo para atrapalhar a investigação, e temos provas cabais disso. No depoimento, preferiram o silêncio, então, não há dúvidas de que são os executores”, ressaltou.

Quer fazer alguma denúncia? Sugerir uma matéria ou até mandar críticas e elogios? Fala com a gente no Whatsapp. É só clicar aqui e mandar teu recado.

O post Polícia cumpre 7 mandados contra policiais em nova fase da investigação da chacina de Camaragibe apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.