Polícia prende grupo criminoso que aplicava golpe da ‘prova de vida’ em idosos

A Polícia Civil de Pernambuco desarticulou, nesta quarta-feira (26), um grupo criminoso especializado em fraudes financeiras contra idosos. A Operação Miragem, conduzida pela Delegacia de Goiana, resultou na prisão de quatro suspeitos e na apreensão de celulares e documentos que comprovam os golpes.

De acordo com as investigações, os criminosos fraudavam contratos de empréstimos, utilizando os dados das vítimas sem autorização e desviando os valores para contas de terceiros. O delegado Felipe Pinheiro, responsável pelo caso, revelou que dois dos presos já haviam sido detidos na Operação Mendazes, em 2024, demonstrando a reincidência do grupo.

Golpe da “prova de vida”

Os criminosos conseguiam ganhar a confiança dos idosos ao oferecer ajuda em caixas eletrônicos, descobrindo informações bancárias das vítimas. A quadrilha também usava um método sofisticado para acessar contas bancárias. Induzindo os idosos a realizarem reconhecimento facial sob o pretexto de prova de vida para o recebimento da aposentadoria.

Com os dados em mãos, os golpistas realizavam transferências bancárias e pix para suas contas ou de terceiros. Dessa forma, os idosos ficavam em situação de vulnerabilidade financeira.

“Esse grupo criminoso, de alguma forma, adquiria a confiança dos idosos, muitas vezes ajudando-os com transações financeiras nos terminais de autoatendimento. De posse dessas informações bancárias, eles contratavam empréstimos indevidos e usavam o reconhecimento facial como se fosse uma prova de vida para continuar recebendo a aposentadoria da vítima. Após acessarem as contas, transferiam valores para si e para terceiros”, explicou o delegado.

O post Polícia prende grupo criminoso que aplicava golpe da ‘prova de vida’ em idosos apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.