
O PSB (Partido Socialista Brasileiro) confirmou nesta segunda-feira (29), durante convenção partidária, o nome de Imar Rocha como candidato da legenda à Prefeitura de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina. A oficialização ocorreu na Câmara de Vereadores. O partido tem até 15 de agosto para enviar os dados à Justiça Eleitoral.

Convenção partidária definiu coligação do PSB, PT e PV em Caçador. – Foto: Osni Ribeiro Mello/Divulgação/ND
Ilone Moriggi do PT (Partido dos Trabalhadores) será a candidata a vice na chapa. A convenção também confirmou os seguintes partidos na coligação:
- PSB
- PT
- PV
Em seu discurso, Imar Rocha observou a variedade representativa do grupo e afirmou que a única chapa que abriu espaço para as mulheres na majoritária foi a do PSB, PT e PV.
O candidato ainda apontou o que fez e pretende fazer por Caçador, se for eleito, e enfatizou a ligação que o mandato terá com o governo federal. “Teremos as portas abertas no Governo Federal para trazer os recursos para desenvolver Caçador como os caçadorenses merecem”, observou.
De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), os pretensos candidatos precisam ter os nomes aprovados em convenções para terem seus documentos enviados à Justiça Eleitoral, responsável por julgar e homologar as candidaturas.
Quem é Imar Rocha, candidato do PSB à Prefeitura de Caçador
Imar Rocha tem 82 anos e nasceu em Cerro Leão, na época Distrito de União da Vitória, hoje, município de Paulo de Freitas. Chegou a Caçador em 1968, quando começou a trabalhar como contador e professor.
É formado em História e Direito e pós-graduado em direito eleitoral. Foi vereador em Caçador no ano de 1972 e prefeito em 2011. Nos anos de 1974 e 1982 concorreu ao cargo de deputado estadual.

Imar Rocha é o pré-candidato a prefeito de Caçador pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro). – Foto: Divulgação/ND
Eleições 2024: O que faz um prefeito?
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o prefeito tem a função de administrar a cidade por meio da arrecadação de taxas e impostos para custear as políticas públicas em diversas áreas de competência do município, como:
- Limpeza
- Iluminação pública
- Sistema de transporte urbano
- Serviços de saúde municipal
- Educação infantil e ensino fundamental
- Formação da guarda municipal
Cabe ao administrador municipal validar as leis aprovadas na Câmara Municipal (Câmara dos Vereadores) e também vetar e elaborar propostas de lei, quando necessário.