Cerca de 40 pit bulls estão sendo reabilitados para serem adotados em Itajaí. Os animais foram resgatados após abandono e maus-tratos e estão na Unidade de Acolhimento Provisório de Animais de Itajaí (Uapa). Segundo a prefeitura, os animais chegaram ao local estressados.
A reabilitação é feita por adestradores e especialistas em comportamento animal. O trabalho é voluntário e ocorre aos sábados pela manhã.
- Compartilhe esta notícia no WhatsApp
O adestramento dos cães é resultado de parceria entre o Instituto Itajaí Sustentável (Inis) e a Brigada Ambiental de Santa Catarina (Basc), que atua na proteção de animais e do meio ambiente, além de um centro de treinamento e psicologia canina.
São disponibilizados dois profissionais do centro de adestramento para o trabalho na UAPA. Os pit bulls serão liberados para adoção quando estiverem preparados para o convívio com a nova família.
Ressocialização
Conforme divulgado pelo INIS, em um primeiro momento o adestramento é voltado a treinar os cães para voltarem a confiar nos seres humanos. O comportamento dos animais é observado, pois as situações de agressões e abandono são causadoras de estresse.
Maria Heloísa Lenzi, diretora-presidente do INIS, relata que os pit bulls que já foram treinados serão colocados para adoção no dia 6 de abril, durante um evento de MMA na cidade.
Quer ter um amigo de quatro patas?
As visitas estão abertas e os moradores podem conhecer os animais acolhidos pela UAPA que estão para adoção. É preciso ter mais de 18 anos e levar documento com foto e comprovante de residência.
O horário para adoção é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30.