A safra da tainha encerra nesta quarta-feira, dia 31. Em celebração ao fim da temporada da pesca artesanal, acontece o 6º Arrancadão de Canoas Artesanais em Balneário Camboriú. O evento será no sábado e domingo, dias 3 e 4, com atividades na Praia Central e na Praça do Pescador, no bairro da Barra.
- Ouça a notícia em áudio:
A presidente da Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Denize Leite, relembra que no ano passado mais de 300 pescadores participaram da competição. Para esta edição, a expectativa é ainda maior. Denize conta que este é um momento de confraternização entre os pescadores.
“Este ano foi muito especial em todo o estado de Santa Catarina. Nós tivemos aí safra recorde né da pesca da Tainha e a gente entende que é o momento de confraternização de harmonia onde nós vamos ter algumas provas esportivas”, afirma a presidente da Fundação Cultural.
Além da tradicional prova de arrancadão de canoas, que é uma disputa envolvendo duas embarcações por vez, haverá gincanas que remetem ao trabalho do pescador artesanal. As competições envolvem arremesso de tarrafa, cabo de guerra, torneio de dominó e escolha do pescador mais antigo e mais novo.
Haverá ainda a escolha da melhor canoa e os pescadores vão disputar uma prova em que terão de recitar versos de improviso. “A gente tem as provas que eles fazem durante a pesca, também. São três meses que tivemos a safra da pesca da Tainha. Essas provas são coordenadas para que eles possam desenvolver durante esses dois dias e estar se confraternizando entre todos os pescadores da região”, detalha Denize.
- Compartilhe a notícia no WhatsApp
As competições são para pescadores artesanais, mas o público em geral pode acompanhar as brincadeiras e as apresentações musicais, gratuitamente. Um destaque é o show da banda Dazaranha, no sábado às 22h na Praça do Pescador. A expectativa é reunir um público de 2 a 3 mil pessoas por dia de evento, segundo Denize.
“Já convido a todos os moradores, vai ter uma boa praça de alimentação. É um ambiente familiar onde a gente também vai estar lá com um espaço coberto para acolher todos e uma boa gastronomia também, com variedade da gastronomia local”, relata a presidente da fundação.
Denize destaca a tradição da pesca artesanal da tainha em Balneário Camboriú. “A gente está encerrando a safra da Tainha com um grande apoio da Prefeitura Municipal esse ano a gente teve um grande aporte em relação aos espaços que foram proporcionados para os pescadores durante a safra da Tainha. Isso demonstra o quanto a pesca artesanal é valorizada pela nossa prefeitura e por todas as secretarias, por toda a cidade do modo geral.”
Confira as atrações musicais:

