
Dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) na tarde desta segunda-feira (31). Vale do Paraíba fecha primeiro bimestre do ano com queda de 25% no número de assassinatos
Reprodução/Getty Images
Dados divulgados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (31) mostram que o Vale do Paraíba fechou o primeiro bimestre do ano com uma redução de 25,5% no número de mortes violentas.
De acordo com o balanço que é divulgado mensalmente, a região contabilizou 41 mortes violentas entre janeiro e fevereiro deste ano. No mesmo período do ano passado, haviam sido registrados 55 casos nas cidades da região.
O balanço considera o número total de vítimas em homicídios dolosos — aqueles onde há a intenção de matar — e o número de vítimas em latrocínios, que são os roubos seguidos de morte.
Neste ano, foram 18 assassinatos registrados na região em janeiro, além de outros 23 em fevereiro. Em números absolutos, São José dos Campos, Caraguatatuba e Pindamonhangaba encabeçam a lista das cidades com mais assassinatos neste ano, com cinco casos cada.
Considerando o total de mortes violentas, o Vale do Paraíba segue sendo a com o maior número entre as regiões do interior do Estado de São Paulo, seguido de Campinas e Piracicaba — veja abaixo:
Vale do Paraíba: 41
Campinas: 33
Piracicaba: 33
Sorocaba: 31
Ribeirão Preto: 30
Santos: 24
Bauru: 19
São José do Rio Preto: 19
Presidente Prudente: 14
Araçatuba: 10
Vale reforçar que esses dados são números absolutos de vítimas, divulgados todos os meses pela Secretaria de Segurança Pública, sem levar em conta o tamanho da população de cada município. A taxa de homicídios por 100 mil habitantes só é divulgada anualmente, com os dados do ano anterior.
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina