Casos de doenças respiratórias graves crescem entre crianças no Brasil, alerta Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) emitiu um alerta nesta quinta-feira (10) sobre o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre crianças pequenas em todo o país.

Segundo o novo boletim InfoGripe, esse crescimento está ligado principalmente ao vírus sincicial respiratório (VSR), responsável pela bronquiolite — doença que costuma aumentar no outono e no inverno.

O levantamento leva em conta os dados da semana de 30 de março a 5 de abril e mostra que o número de internações por SRAG também está começando a subir por causa da gripe (vírus influenza), principalmente no Mato Grosso do Sul.

Para a Agência Brasil, a pesquisadora Tatiana Portela, do Programa de Computação Científica da Fiocruz, reforçou a importância da vacinação para evitar complicações, especialmente entre os grupos prioritários, como:

  • Crianças de 6 meses a 6 anos
  • Gestantes
  • Idosos
  • LEIA TAMBÉM: Blumenau realiza ação de limpeza para combater o Aedes aegypti e prevenir doenças

Ela lembra que as campanhas de vacinação contra a gripe já estão acontecendo nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste, e é fundamental que quem faz parte dos grupos de risco se vacine o quanto antes.

Além disso, a especialista recomenda que, ao apresentar sintomas de gripe ou resfriado, a pessoa use máscara, principalmente em locais fechados ou com aglomeração e ao procurar atendimento médico.

O post Casos de doenças respiratórias graves crescem entre crianças no Brasil, alerta Fiocruz apareceu primeiro em Misturebas News.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.