Timbó (SC) – Em pronunciamento realizado na noite desta segunda-feira (14), o prefeito de Timbó, Flavio Buzzi, comunicou oficialmente o encerramento do convênio com a instituição que atualmente gerencia os serviços de pronto socorro no município.
A mudança, segundo ele, tem como principal objetivo garantir um atendimento mais eficiente, estruturado e transparente à população timboense.
O convênio anterior, formalmente encerrado no dia 30 de março de 2025, foi prorrogado em caráter excepcional até 30 de abril para assegurar a continuidade dos serviços de saúde. Durante esse período, a Prefeitura recebeu diversas manifestações da comunidade sobre falhas no atendimento, especialmente quanto ao tempo de espera.
— “Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso quanto a capacidade de decidir. Um longo tempo de espera, relatos de demora no atendimento do pronto-socorro do Hospital OASE têm chegado às nossas mãos todos os dias”, declarou o prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais da administração.
Novo modelo de gestão emergencial
Diante das críticas e da necessidade de reestruturação, a Prefeitura optou por assumir diretamente o atendimento de urgência e emergência. Para isso, será contratada emergencialmente uma nova instituição, que prestará os serviços de pronto atendimento por até 12 meses ou até que se finalize um processo licitatório regular.
A partir de 1º de maio de 2025, os atendimentos de pronto atendimento serão realizados no térreo da Policlínica Laudila Maria Schuster Stolf, em regime de plantão 24 horas. O espaço foi escolhido por oferecer melhores condições estruturais, acesso facilitado e estacionamento adequado.
Investimento e compromisso com a saúde
O prefeito destacou ainda o investimento mensal de R$ 987 mil por parte da Prefeitura no serviço de pronto socorro, verba que será agora direcionada diretamente para o novo modelo de atendimento.
— “Nada disso atrapalha o nosso sentimento de gratidão às senhoras do OASE, nosso respeito a todas que cuidaram da saúde de Timbó por tanto tempo. Mas era necessário revisar o serviço de pronto-socorro”, afirmou Buzzi.
Transição com responsabilidade
A Prefeitura garante que a transição será feita com respaldo legal e de forma segura, reafirmando o compromisso com a qualidade do atendimento.
A decisão visa, segundo a administração, otimizar recursos públicos, fortalecer o controle e a transparência dos serviços prestados, e garantir que o pronto atendimento seja, de fato, uma porta de acesso eficiente e digna à saúde pública.
“Assumir o compromisso de cuidar de toda Timbó também reflete na saúde dos nossos timboenses. Que Deus nos abençoe”, finalizou o prefeito.
O post Prefeitura de Timbó anuncia mudanças na gestão do Pronto Socorro e novo local de atendimento a partir de 1º de maio apareceu primeiro em Misturebas News.