
Um cachorro da raça pitbull foi resgatado de uma situação de maus-tratos na tarde desta terça-feira (30), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. O animal estava amarrado a uma tira de tecido e o corte profundo no pescoço atingiu a veia jugular do cão.

O cachorro foi resgatado gravemente ferido em Chapecó – Foto: Guarda Municipal/Divulgação/ND
O pitbull foi encontrado em uma casa no bairro Líder e a suposta tutora do animal acionou a ajuda do Napa (Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais) do município.
Segundo a médica veterinária do Napa, Liandra Dall”Orsoletta, testemunhas contaram que a tutora do cachorro morava na casa com um homem e, após brigas, teria saído da casa.
Dias depois o homem também teria deixado o imóvel e o pitbull ficou no local sendo alimentado por uma vizinha, que não teria percebido o ferimento no animal.
Na delegacia
A suposta tutora foi levada para a delegacia e será interrogada pelo delegado responsável pelo caso. Ainda, a decisão de colocar o animal para adoção depende da Polícia Civil após a investigação da situação.
Gravidade
A veterinária explica que o pitbull está sendo atendido em uma clínica veterinária para tratar o ferimento e, apesar da gravidade do corte, não corre risco de vida.
O atendimento da ocorrência contou com o trabalho da Guarda Municipal de Chapecó. As outras imagens não serão divulgadas, pois são fortes.
Qual a pena para o crime?
A prática de maus-tratos contra animais pode resultar em penas severas que variam de dois a cinco anos de prisão, multas e, até mesmo, a proibição da guarda do animal.
Maus-tratos é a prática de qualquer ato que cause dor ou sofrimento a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.