O Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) segue em estado de ameaça de greve mesmo após aceitar o Acordo Coletivo de Trabalho para o biênio 2024/2026. A proposta da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) foi aprovada pela categoria nessa terça-feira (30), em nova assembleia na Estação do Recife.
Os trabalhadores votaram pelo acordo e o aprovaram com apenas dois votos contra e três abstenções. As garantias oferecidas pela CBTU incluem:
– Reajuste de 2,58% que incidirá sobre todas as cláusulas econômicas, com pagamento retroativo a maio de 2024;
– 100% do INPC para 2025;
– O auxílio-creche extensivo aos empregados homens, e a idade máxima da criança passa de 4 anos para 5 anos e 11 meses.
LeiaJá também: Metroviários do Recife decretam estado de greve até a próxima assembleia
A expectativa é que o estado de greve se mantenha até o dia 22 de agosto, quando uma nova assembleia será convocada.
Sindicato cobra governo federal
Agora, o Sindimetro-PE e outros sindicatos do país pressionam pelo andamento do Acordo Coletivo Especial no governo federal. A pauta está travada desde o início de maio na Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil.
Os metroviários aguardam a devolução do processo desse acordo para o Conselho de Administração da CBTU para seguir com as negociações. Já insatisfeitos com a proposta inicial, o sindicato reclama por não ter o aumento na cesta básica. Outro pedido da categoria é pela retirada do metrô do Plano Nacional de Desestatização (PND).
O post Metroviários aceitam acordo da CBTU, mas mantêm estado de greve apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….