Imposto de Renda: 3º lote paga mais de 6 milhões de brasileiros; veja quem recebe restituição

A Receita Federal realiza, nesta quarta-feira (31), o pagamento do terceiro lote de restituição para cerca de 6,1 milhões de brasileiros, que entregaram a declaração dentro do prazo. O pagamento está na casa dos R$ 8,5 bilhões e também contempla lotes residuais de anos anteriores.

Receita Federal realiza o pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. 6,1 milhões de brasileiros serão beneficiados

Receita Federal realiza o pagamento do terceiro lote de restituição do Imposto de Renda. 6,1 milhões de brasileiros serão beneficiados – Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/ND

Parte da restituição do Imposto de Renda vai para o Rio Grande do Sul

A Receita Federal fará o pagamento a 6.091.572 contribuintes. Parte do valor será destinado às pessoas com prioridade no reembolso. Em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul, os gaúchos foram incluídos nessa lista, totalizando 54.241 contribuintes.

Na lista de prioridades, 5.711.130 informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração, ou usou declaração pré-preenchida. A chave Pix dá prioridade no recebimento. 172.719 contribuintes que não informaram chave Pix. Este lote é o primeiro a pagar público não prioritário.

Quem receberá neste terceiro lote

Os contribuintes que têm prioridade no pagamento deste lote são:

  • 95.040 contribuintes idosos, entre 60 e 79 anos
  • 14.756 acima de 80 anos
  • 34.014 brasileiros cuja maior fonte de renda é o magistério
  • 9.672 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.

Para ter certeza de que será contemplado, é possível consultar a página da Receita Federal. Na página, basta entrar na aba ‘Meu Imposto de Renda’ e, a seguir, clicar em ‘Consultar a Restituição’. A consulta também pode ser realizada em tablets e smartphones.

Caso o contribuinte não esteja na lista, pode entrar em contato com o e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) e retirar o extrato da declaração. Se houver uma pendência, ele pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.

*Com informações da Agência Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.