Plantação de bambu de SC salva vida de agricultora; conheça a história 

Eloisa Tessari é moradora de Caçador, no Meio-Oeste de Santa Catarina, ela contou com a Epagri para transformar a vida no campo. A agricultora e artesã passou a dedicar-se a uma plantação de bambu.

A Epagri compartilhou a experiência de uma propriedade dedicada a plantação de bambu.

Eloisa Tessari é moradora de Caçador, ela contou com a Epagri para transformar a vida no campo. – Foto: Epagri/Reprodução/ND

“Eu devo minha vida a Deus, ao bambu e à Epagri”, contou Eloisa Tessari, que superou uma depressão grave quando conheceu o artesanato com a planta em um curso sugerido pela extensionista Daniela Helena Conorath.

Eloisa é mais uma das cerca de 1,6 mil pessoas que a Epagri capacitou, em 80 cursos espalhados por Santa Catarina. A capacitação forma pessoas para produção e manejo do bambu, confecção de artesanatos e móveis.

“Minhas mãos são grandes, não eram boas para artesanatos como crochê, mas para o bambu elas servem”, resume Eloisa, que encontrou na atividade um novo motivo para viver. “Minha depressão não existe mais, me sinto feliz, me sinto muito bem”.

Plantação de bambu: valor para a vida

Eloisa conta que não precisou nem se alimentar do bambu para obter benefícios para saúde. Só de sentar debaixo do bambuzal, já sente bem-estar. O som do balançar com o vento é um bálsamo para ela.

Mas nem sempre foi assim. Antes de passar pelo curso da Epagri, em 2023, Eloisa contou que não conhecia o bambuzal cultivado há 14 anos pelo marido Valdemar Tessari.

Em 2023 ela participou do curso Flor-e-Ser, oferecido para mulheres do meio rural. Era mais uma tentativa de encontrar um novo sentido para a vida de agricultora, ofício que herdara dos bisavós.

Foi a produção de artesanato com bambu que ela viu motivo no trabalho. A empolgação foi tanta, que ela nem esperou a verba do financiamento sair, já foi logo comprando o maquinário necessário.

“Minha família achou que eu estava louca”, diverte-se. Tudo foi instalado numa antiga garagem da propriedade, que agora está sendo substituída por uma bela estrutura de metal, erguida com o dinheiro do projeto.

A agricultora conta com a marca Bambu Eloisa Artesanatos. Produz e comercializa diversos objetos. Os itens são vendidos em feiras e pelo Instagram.

Em 2023 ela participou do curso Flor-e-Ser, oferecido para mulheres do meio rural.  - Epagri/Reprodução/ND

1
2

Em 2023 ela participou do curso Flor-e-Ser, oferecido para mulheres do meio rural. – Epagri/Reprodução/ND

Hoje a agricultora conta com a marca Bambu Eloisa Artesanatos. Produz e comercializa diversos objetos. - Epagri/Reprodução/ND

2
2

Hoje a agricultora conta com a marca Bambu Eloisa Artesanatos. Produz e comercializa diversos objetos. – Epagri/Reprodução/ND

Conheça o trabalho de Eloisa:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Eloisa bambu artesanatos (@tessari.eloisa)

Utilidades da planta:

O bambu é conhecido e utilizado no oriente há milênios, para diversas funções como alimentação, construção, pontes, embarcações, na irrigação, como dreno e para contenção de encostas.

A planta também pode ser transformado em mobiliário, utensílios de cozinha, objetos de decoração e peças de arte. São mais de 10 mil usos registrados no mundo para o bambu, segundo a Epagri.

Bambuzais demandam pouco ou nenhum manejo e não precisam de agrotóxicos. São excelentes sequestradores de carbono e podem ser utilizados em reflorestamentos, na recomposição de matas ciliares.

O bambu é conhecido e utilizado no oriente há milênios, para diversas funções como alimentação, construção, pontes, embarcações, na irrigação, como dreno e para contenção de encostas. - Epagri/Reprodução/ND

1
2

O bambu é conhecido e utilizado no oriente há milênios, para diversas funções como alimentação, construção, pontes, embarcações, na irrigação, como dreno e para contenção de encostas. – Epagri/Reprodução/ND

ão mais de 10 mil usos registrados no mundo para o bambu, segundo a Epagri. - Epagri/Reprodução/ND

2
2

ão mais de 10 mil usos registrados no mundo para o bambu, segundo a Epagri. – Epagri/Reprodução/ND

Adicionar aos favoritos o Link permanente.