Vozes da Consciência: 97% dos municípios de SC não adotam políticas de cotas raciais

Em estreia do podcast Vozes da Consciência nesta quarta-feira (30), a repórter da NDTV Amanda Santos recebeu a Vice-reitora da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Joana Célia dos Passos e a integrante da Comissão Permanente de Fomento à Abordagem Racial do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Walkíria Machado Rodrigues Maciel.

Joana Célia dos Passos, Amanda Santos e Walkíria Machado Rodrigues Maciel no podcast Vozes da Consciência

Joana Célia dos Passos, Amanda Santos e Walkíria Machado Rodrigues Maciel no podcast Vozes da Consciência – Foto: Iago Carvalho

No episódio, o trio debateu sobre um estudo divulgado pelo TCE que mostra as ações existentes (ou não) nos 237 municípios de Santa Catarina e sobre o projeto de lei, recentemente aprovado pelo Senado, que prevê a reserva de 30% (antes era 20%) das vagas no serviço público federal para negros, indígenas e quilombolas por dez anos em todo o país.

O estudo divulgado pelo TCE expõe irregularidades na maioria dos municípios de SC, mostrando que, além da falta de políticas públicas, existem algumas cidades que se quer sabem a quantidade de pessoas negras.

“O estudo surgiu como uma iniciativa da comissão permanente de abordagem racial, pois tivemos em 2023 um pedido para divulgarmos um formulário do Ministério da Igualdade para todos os municípios, afim de conhecer quais eram as políticas públicas presentes em todas as cidades de SC. Para a nossa surpresa, menos de 10 responderam”, disse Walkíria.

Com essa ação “podemos trazer a inserção da população negra dentro dos órgãos de instituições públicas e instituições privadas que podem adotar esse sistema”, complementou.

Em relação à falta de políticas para profissionais em concursos públicos dentro da UFSC, Joana disse que “nesse ritmo que estamos só alcançaremos a equidade entre docentes pretos e brancos em 2173”.

Vozes da Consciência; de reportagem para podcast

De série de reportagens a podcast. Essa é a evolução do projeto do Grupo ND que, em novembro de 2021, apresentou uma série de reportagens de cinco episódios falando sobre preconceito e a participação do negro para a evolução do estado de Santa Catarina.

O material foi apurado e apresentado pela jornalista Amanda Santos e exibido de forma simultânea em diferentes plataformas: Portal ND, Jornal e TV. A repercussão foi imediata: 5 moções de aplausos sendo 4 em diferentes municípios e 1 na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e o teor do conteúdo também ficou entre os finalistas do Prêmio Acaert (Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão).

De lá para cá, 3 anos depois, outros projetos nasceram em formato multimídia, mas o tema voltou à tona agora e será apresentado em formato de podcast a partir desta quarta-feira, com temas mais abrangentes.

“A ideia é trazermos convidados especialistas em diversos assuntos para provocar uma mudança social”, afirma a apresentadora Amanda.

Confira o Vozes da consciência

Vozes da Consciência – Foto: Iago Carvalho

Os episódios vão ser quinzenais, às quartas feiras pela manhã e estarão disponíveis no Spotify, No ND PLAY e alguns recortes ficarão disponíveis nas redes sociais do grupo. A primeira temporada vai ser de 10 episódios que serão publicados até o fim de 2024.

Temas como preconceito, desigualdade social e identidade de gênero estarão em pauta com base em estudos recentes e com reflexões de vivências pessoais que podem transformar comunidades.

Com apresentação e editoria de Amanda Santos, o Podcast conta ainda com a produção dos profissionais: Iago Carvalho, Beatriz Rohde e Jullia Gouveia ( na produção) e com André Celeste (operador de áudio e cortes).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.