Impasse entre Detran/SC e Delegacia Regional de Itajaí afeta exames práticos de habilitação

Quem aguarda pelo exame prático de direção para finalizar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tomou um susto nesta quarta-feira (31). A Delegacia Regional de Itajaí anunciou a suspensão deste serviço por período indeterminado.

Além de Itajaí, a Delegacia atende os municípios de Navegantes, Luiz Alves, Penha, Balneário Piçarras, Barra Velha e São João do Itaperiú. A decisão foi informada pelo delegado responsável Márcio Colatto nesta terça-feira (30).

Delegacia de Polícia Civil de Itajaí – Foto: Arquivo/Bruno Golembiewski/ND

Impasse entre Detran/SC e Regional

De acordo com o documento encaminhado pelo órgão, o motivo seria uma determinação feita por uma servidora do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) da capital, ordenando imediato deslocamento de funcionários terceirizados na Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, de Itajaí para Navegantes.

O documento que informa a decisão da Delegacia alega que a medida do Detran prejudica o atendimento na unidade de Itajaí e retira a autonomia de gerenciamento da Autoridade de Trânsito regional.

Imagem de pessoa dirigindo, processo necessário durante exame de habilitação

Suspensão foi anunciada por tempo indeterminado. – Foto: Freepik

De acordo com nota emitida pela Associação de Trânsito do Estado de Santa Catarina (ATRAESC), o anúncio reflete uma questão maior relacionada à recente implementação de pontos de atendimento.

“Esses pontos resultaram em um aumento dos custos para o Estado, incluindo despesas com mobiliário, locação de espaços e equipamentos de informática. No entanto, a contratação de pessoal continua deficitária, o que impacta negativamente a prestação dos serviços, especialmente no que tange a aplicação dos exames práticos de direção veicular”, aponta o órgão, em nota à imprensa.

A Associação também cobrou o Governo do Estado em relação a realização de serviços como foto e biometria diretamente nos Centros de Formação de Condutores (CFC).

“Lembramos que o governador havia prometido que serviços como foto e biometria seriam disponibilizados diretamente nos CFCs. Esta medida visava reduzir os encargos do Estado e proporcionar um atendimento mais prático e eficiente à população de Santa Catarina”, argumenta o documento.

“A situação atual, portanto, contrasta com as expectativas criadas, gerando incerteza e transtornos tanto para os CFCs quanto para os candidatos à habilitação”, diz a nota, enviada em nome da presidente da ATRAESC, Yomara Julita Ribeiro.

Detran/SC informou que exames estão normalizados

O presidente do Detran/SC, Kennedy Nunes, informou à produção da NDTV Itajaí que o serviço está normalizado.

O portal ND Mais tentou contato com o delegado responsável pela Delegacia Regional de Itajaí, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço segue aberto.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.