Aeroporto de Navegantes transportou 7,3 mil passageiros internacionais no 1º semestre

Os números contribuíram para dobrar o movimento de passageiros internacionais em Santa Catarina durante o primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. O Estado contabilizou 437,2 mil passageiros nos primeiros seis meses do ano, um aumento de 100,5%. Foram 429,8 mil pessoas no Aeroporto de Florianópolis e 7,3 mil no Aeroporto de Navegantes.

O Estado se consolida como o terceiro do País no mercado internacional. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) junto à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). 

  • Compartilhe essa notícia no WhatsApp

“O mercado internacional é muito acirrado e Santa Catarina vem tendo um 2024 com excelente desempenho. Com o sucesso das operações da Copa Airlines, que começou no fim de junho, e da TAP, que começará em setembro, temos uma expectativa de consolidar o estado nesta terceira posição”, avalia o secretário da SPAF, Beto Martins.

A movimentação de cargas internacionais também cresceu no primeiro semestre. O desempenho foi 37% maior que no mesmo período de 2023. Até agora já foram movimentadas 2 mil toneladas de cargas, todas pelo Aeroporto de Florianópolis. 

Mercado doméstico

No mercado doméstico, o crescimento de passageiros no primeiro semestre de 2024 foi de 2,8% em relação ao mesmo período de 2023. Cerca de 3,4 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos catarinenses. 

Pelo Aeroporto de Florianópolis foram 1,7 milhão, seguido por Navegantes com 1,05 milhão, Chapecó com 297,3 mil, Joinville com 238,3 mil, Jaguaruna com 65 mil e Correia Pinto com 10 mil passageiros.

O movimento de cargas no mercado doméstico também foi positivo no primeiro semestre de 2024. O crescimento foi 24,5% em relação ao mesmo período de 2023, com 7,1 mil toneladas. 


leia também no portal menina:

Interligação de rede e consertos afetam abastecimento de água em BC; saiba os locais

Adicionar aos favoritos o Link permanente.