As obras para a criação do novo acesso de Camboriú devem iniciar após a liberação dos recursos. A informação é do prefeito Elcio Kuhnen. Segundo ele, a obra deve custar em torno dos R$ 40 milhões.
A fase atual do projeto, de acordo com o prefeito, é a final, restando apenas a liberação dos recursos. “A única coisa que está faltando é a Tesoura Nacional comunicar a Caixa da autorização da liberação desse recurso, com garantia da União, para os cofres de Camboriú”, comentou o prefeito.
- Compartilhe a notícia no WhatsApp
Um dos maiores gargalos da região é a mobilidade. Em Camboriú, a situação se agrava devido ao alto fluxo de veículos que saem pela manhã do município para trabalhar em cidades vizinhas e voltam no período da noite. O problema começou a ser discutido em 2018.
O prefeito comenta que, ainda no mesmo ano, foi apresentado, por meio de imagens no Google Earth, a possibilidade de criar um novo acesso às margens do rio Peroba. “Mais ou menos no final de 2018 surgiu a primeira hipótese de estudarmos a desapropriação para a nova ponte chegando na Quinta Avenida e, também, a criação de um binário com a avenida Santa Catarina”.

A secretária de Planejamento Heloisa Chiamulera detalha que o novo acesso deve iniciar na rua José Rebelo da Cunha, no Centro, e ligará Balneário Camboriú pela Quinta Avenida. O objetivo é que a nova via seja somente a entrada para o município, enquanto a avenida Santa Catarina seja a saída.
“O projeto vai ser às margens do rio. Tem início da rua José Rebelo da Cunha e faz um binário com a avenida Santa Catarina até a Quinta Avenida. Além da pavimentação, passeio público e ciclovia, o projeto contempla um parque linear e duas pontes”.
Com o projeto em mãos ainda em meados de 2020, o município iniciou os trâmites para conseguir as licenças ambientais junto ao Instituto do Meio Ambiente e também a liberação dos recursos. As licenças foram aprovadas, mas Camboriú ainda aguarda o recurso.
“[Durante o projeto] estávamos estudando a capacidade de pagamento e vendo a possibilidade que Camboriú tinha para pegar um financiamento. As licenças levam tempo, então já estávamos vendo isso também, para que quando conseguíssemos o dinheiro, já pudéssemos imediatamente licitar a obra”.
Apesar das movimentações, ainda não há prazo para o início do novo acesso.
Confira a reportagem em áudio:
Confira imagens oficiais do projeto: