Cavalos e bovinos soltos ou abandonados serão apreendidos e proprietários multados em Chapecó

Animais de grande porte, como cavalos e bovinos, que forem encontrados na rua poderão ser apreendidos e o dono será multado. Uma estrutura foi montada para o recolhimento dos bichos no Distrito de Marechal Bormann, em Chapecó, Oeste de Santa Catarina.

Animais soltos ou abandonados serão apreendidos e proprietário será multado em Chapecó. – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Gilson Pagliosa, secretário de Desenvolvimento Rural, explica que semanalmente são quatro a cinco denúncias de animais soltos em vias públicas ou propriedades particulares.

A montagem do espaço aconteceu por meio do decreto 47.481 de junho deste ano que regulamentou a lei 7.611 de 2022.

“Até o momento nós fizemos um trabalho de averiguação das denúncias e orientação aos proprietários. Mas a partir de agora os animais serão apreendidos e, para retirá-los, os proprietários terão que pagar uma multa de 200 Unidades Fiscais de Referência Municipal (UFRMs), o que corresponde a cerca de R$ 1,1 mil.” disse Pagliosa.

Se o proprietário não fizer o pagamento e requisição do animal em 15 dias o animal vai a leilão ou doação, conforme a prefeitura.

Animais soltos

Na tarde desta quarta-feira (31) equipes da Secretaria e da Guarda Municipal averiguaram denúncias de animais soltos em propriedade alheia, no distrito de Marechal Bormann.

Numa das áreas foram encontrados três bovinos. No momento em que os animais estavam sendo recolhidos apareceram os proprietários e a ocorrência ficou somente na orientação, com alerta de recolhimento em caso de nova denúncia.

Denúncias sobre cavalos e bovinos soltos

O comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Luiz Antônio Stobe, disse que as denúncias podem ser encaminhadas diretamente pelo telefone 153 ou então via APP Chapecó Digital, quando for algo frequente.

Stobe ressalta que além de prejuízos nas lavouras os animais soltos representam risco de acidentes nas vias públicas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.