Partidos de esquerda buscam acordo em Florianópolis e PSOL pode abrir mão de candidatura

Um encontro significativo entre partidos de esquerda na noite dessa quarta-feira (31), pode sinalizar a saída do deputado estadual Marquito (PSOL) da corrida pela prefeitura de Florianópolis.

Encontro reuniu lideranças de partidos da esquerda em Florianópolis - Foto: Divulgação/ND

Encontro reuniu lideranças de partidos da esquerda em Florianópolis – Foto: Divulgação/ND

A pré-candidatura de Marquito perdeu fôlego na semana passada, após uma ordem da direção nacional do PSB determinar que o partido deveria seguir com o PT em Florianópolis.

O encontro na noite dessa quarta reuniu Marquito, o pré-candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), Vanderlei “Lela” Farias, o presidente do diretório estadual do PSB, Israel Rocha, e diversas lideranças do PT, PSB e PCdoB.

Organizado pelo presidente estadual do PV de Santa Catarina, Guaraci Fagundes, a reunião foi para formar uma chapa robusta para os partidos do campo da esquerda, com a participação do PSOL.

Partidos ofereceram vice ao PSOL

Durante a reunião, foi oferecida ao PSOL a oportunidade de indicar o nome do vice na chapa liderada pelo PT, e esse nome, tudo indica, não deverá ser o de Marquito. Embora o PSB tivesse a prioridade na escolha, abriu mão dessa prerrogativa para incluir o PSOL na aliança.

Participantes da reunião relataram que a conversa foi produtiva e que houve avanços nas negociações. Um novo encontro está agendado para esta sexta-feira (02), quando se espera que o PSOL apresente seu candidato a vice. O PT e o PSOL realizam suas convenções no sábado (03).

Essa movimentação pode redefinir o cenário político da cidade, fortalecendo a união entre as forças de esquerda.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.