Palco Giratório Sesc: 17 espetáculos gratuitos a partir desta quinta em Floripa

Eu sei que vocês apreciam uma agenda “0800” – e que não gosta? Então anotem essa: o Festival Palco Giratório do Sesc chega saudando agosto com uma programação gratuita de circulação de espetáculos vindos de várias partes do país, começando nesta quinta-feira (1º) em diversos pontos de Florianópolis. Até o dia 27 serão 17 apresentações de teatro, dança e circo para todas as idades.

Além dos espetáculos, o circuito contará com debates temáticos e intercâmbios entre grupos. Tem também as Mostras Palcos Giratórios que acontecerão nas cidades de Criciúma, Itajaí e Lages. A programação completa está no site do Sesc Santa Catarina e também no Instagram.

A programação do festival Palco Giratório do Sesc traz 17 espetáculos gratuitos para Florianónopolis entre 1º e 27 de agosto. – Foto: Divulgação

Para a abertura nesta quinta, o Teatro Ademir Rosa, no CIC, em Florianópolis, receberá o espetáculo “A Fábrica dos Ventos”, da Trupe Lona Preta, de São Paulo (SP). A peça é uma comédia, com classificação livre, que conta a história de um reino onde a vida gira em torno das bexigas: o trabalho, o alimento, o lazer. Será às 20h e os ingressos estão disponíveis na plataforma ingressos.sesc-sc.com.br.

Para as apresentações nos demais locais, a distribuição de ingresso se dará nestes espaços, uma hora antes dos espetáculos. Em todas as situações, os ingressos serão entregues mediante a doação de itens de higiene pessoal na entrada.

A entrada com ingressos social se dará em todas as apresentações do festival. As doações são direcionadas a crianças e adolescentes em situação de acolhimento institucional ou familiar no estado de Santa Catarina, atendidas pelo Programa Novos Caminhos (PNC) do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

Palco Giratório ocupará teatros, universidade e ruas da Capital

Além do Teatro Ademir Rosa, a programação do Palco Giratório se estenderá em outros espaços culturais da Capital, como o Auditório Garapuvu no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, no Centro de Artes, Design e Moda (Ceart) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e na Avenida Paulo Fontes em frente ao Terminal de Integração do Centro (Ticen).

O Palco Giratório é considerado o maior projeto de circulação de artes cênicas do país e um velho (e bom) conhecido do público catarinense. São 26 anos de festival e nesta edição estão confirmados grupos com suas respectivas produções vindas de 15 estados brasileiros, incluindo, claro, representantes catarinenses.

A edição deste ano também celebra o trabalho do ator e diretor Amir Haddad, criador do Grupo Tá na Rua, e o ator, compositor, diretor musical e capitão de congado Maurício Tizumba. Os artistas homenageados são reconhecidos pela importante contribuição para o cenário das artes cênicas brasileiras há mais de cinquenta anos e que estarão presentes no evento.

O Palco Giratório também traz ao público grandes nomes da cultura brasileira. O espetáculo “Leci Brandão – Na palma da mão”, com o Grupo Lapilar Produções Artísticas (RJ), vencedor do Prêmio Shell 2024 na categoria direção, conta a trajetória da sambista carioca em um musical a partir das histórias de seus orixás. A apresentação será no dia 17/08, às 20h, no Auditório Garapuvu – Centro de Cultura e Eventos da UFSC.

Grupo teatral catarinense Cia La Luna, de Canelinha, fará o encerramento do festival no dia 27 de agosto – Foto: Divulgação

E para o encerramento (dia 27), está escalada a companhia catarinense Cia La Luna, de Canelinha. O grupo apresenta “Circo de Los Pies”, às 20h, no Sesc Prainha, um espetáculo de animação cômico-circense em que a Palhaça Asmeline apresenta ao público seus dois pés sem conserto: Pezão e Pezinho, duas personalidades que compartilham um mesmo corpo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.