Estudos divergem sobre qualidade da fonte do Parque da Tamarineira

A Prefeitura do Recife e o vereador Alcides Cardoso (PL) apresentaram laudos divergentes sobre a qualidade da água da fonte do Parque da Tamarineira. Relatos de transmissão de doenças oculares e forte cheiro de urina levantaram questionamentos sobre os riscos da água do parque recém-inaugurado na Zona Norte.

O município garante que a fonte é própria para banho. Segundo a gestão, a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) limpa o equipamento semanalmente e segue um protocolo de cloração similar ao das piscinas. A higienização das fontes também é feita com a troca da água seis vezes por semana, lavagem e tanques com detergentes.

A Prefeitura acrescenta que a lavagem da fonte ocorre nas manhãs das segundas, com o acionamento da água sendo retomado a partir das 13h. Nos outros dias, a troca de água ocorre ao fim do dia.

A empresa Tecsolo foi contratada para produzir uma análise bacteriológica da água e apresentou um resultado livre de coliformes fecais.

“Laudos de acompanhamento, submetidos a uma análise técnica, comprovaram que a água contém coliformes totais, com matérias naturais que resultam do solo e das folhagens. Não foi detectada a presença de coliformes fecais, isto é, qualquer contaminação a partir de bactérias do intestino dos animais”, apontou o Recife.

Laudo apresentado pela Prefeitura do Recife. Foto: Divulgação

Vereador notifica Vigilância Sanitária

Líder da oposição na Câmara, o vereador Alvides Cardoso (PL), notificou a Vigilância Sanitária, nessa quarta (7), com um laudo contra o estudo da Prefeitura. A análise da empresa Agrolab concluiu que a água da fonte da Tamarineira não atende aos padrões estabelecidos por lei.

Alcides nas fontes do Parque da Tamarineira. Foto: Phillipe Jonathan/Divulgação

De acordo com os resultados analíticos, foram detectadas a presença em 100ml de coliformes totais e da bactéria Escherichia Coli. “É necessário que a Vigilância Sanitária se posicione sobre o que a gestão do prefeito João Campos vai fazer em relação à fonte do Parque da Tamarineira. É preciso que as pessoas que a utilizam, na maior parte crianças, tenham segurança de que se trata de algo saudável e que não causa risco à saúde. Nosso mandato pediu o teste a um laboratório reconhecido pela expertise no assunto a pedido de cidadãos preocupados com casos de irritação nos olhos e forte odor, demonstrando que a água poderia não ser limpa como o necessário”, afirmou Alcides.

Para o vereador, a qualidade duvidosa da fonte se deve à pressa do prefeito João Campos (PSB) em inaugurar o parque antes do período eleitoral.

“A gente sabe que o calendário eleitoral pulou várias fases para a inauguração dessa primeira etapa, inclusive com afronta à legislação e às regras básicas da administração pública ao terem coragem de simplesmente ignorar a etapa da licitação. O fato é que o cidadão recifense precisa ter garantia de que a água da fonte é limpa”, acrescentou o líder da oposição.

Laudo apresentado pelo vereador Alcides Cardoso. Foto: Divulgação

O post Estudos divergem sobre qualidade da fonte do Parque da Tamarineira apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.