Lula inaugura Contorno Viário da Grande Florianópolis com críticas a Jorginho e Bolsonaro

Nesta sexta-feira (9/8) foi inaugurado o Contorno Viário da Grande Florianópolis, um projeto de infraestrutura esperado há anos. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Renan Filho, dos Transportes.

As falas dos representantes do Governo Federal e da própria concessionária Arteris não deixaram de lembrar que a obra atrasou muito, mas ressaltaram que os 40% restantes avançaram para a conclusão nos últimos 2 anos. Houve diversos momentos de críticas a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, por investir pouco na infraestrutura em Santa Catarina e deixar que o porto de Itajaí ficasse fechado por tantos anos – terminal que será reaberto em setembro. Lula alfinetou o presidente anterior, fazendo referência a um episódio em que Bolsonaro estava de férias em SC: “Em apenas 18 meses a gente fez quase que metade dessa obra aqui, uma demonstração de que eu gosto de trabalhar e não gosto de jet ski”.

A ausência do governador Jorginho Mello, representado pela vice, Marilisa Boehm, também gerou críticas por parte do presidente Lula, que falou: “E esse governador que está aqui? Eu não conheço, portanto não posso falar mal dele. Mas ele perdeu a oportunidade de participar da inauguração da obra mais importante do estado de Santa Catarina. Eu não consigo entender. O governador se viesse aqui seria tratado com respeito podia fazer o discurso que ele quisesse”, disse o presidente.

Durante mais de 20 minutos de discurso, Lula exaltou feitos de sua gestão e afirma que é “o presidente mais otimista”: “Eu sou otimista porque a economia está se recuperando, o investimento está voltando, a massa salarial está crescendo, e a inflação está caindo. E é por isso que eu tenho muito orgulho de estar aqui”. Movimentos sociais e sindicalistas presentes além de ovacionar, também cobraram investimentos em moradias e melhoria salarial.

O Contorno Viário

O novo contorno viário visa melhorar o tráfego e reduzir o congestionamento na região, proporcionando mais eficiência para o transporte de cargas e passageiros. A estrada, que liga Palhoça a Biguaçu passando pelo interior de São José, recebeu R$ 3,9 bilhões em investimentos para construção do corredor expresso, que deve proporcionar maior segurança viária e beneficiar mais de 1,1 milhão de pessoas com a redução de tempo em seus trajetos diários na região, segundo estimativa da concessionária.

A abertura efetiva ao tráfego ocorrerá neste sábado (10), a partir das 15h, após a desmontagem da estrutura do evento de inauguração.

Por Lucas Cervenka – [email protected]

O conteúdo Lula inaugura Contorno Viário da Grande Florianópolis com críticas a Jorginho e Bolsonaro aparece primeiro em Correio SC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.