Casan recebe Selo Prata em programa que verifica monitoramento de gases de efeito estufa

ETE Ingleses, em Florianópolis – Foto: Divulgação / Casan

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) conquistou o Selo Prata do Programa Brasileiro GHG Protocol, para o inventário de Gases de Efeito Estufa (GEE), concedido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O programa verifica e qualifica organizações que monitoram e publicam um inventário das emissões de gases de efeito estufa geradas em suas atividades.

Um inventário completo foi publicado pela Companhia, sistematizando informações sobre emissões diretas e indiretas pela aquisição de energia nas unidades de tratamento de água e de esgoto, além de fontes não controladas pela Casan. No programa da FGV esse relato é opcional, mas proporciona uma visão geral de várias conexões empresariais e oportunidades para redução das emissões.

Com esse esforço, a Companhia se antecipa à Lei Federal nº 412/2022, que institui o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE) e tornará obrigatório tanto o relato, como a redução das emissões para fontes que emitam acima de 10 mil toneladas de CO2e por ano.

Esse desempenho positivo da Companhia reflete em vantagem competitiva e melhoria nas relações com os públicos de interesse das empresas que aderem ao protocolo, ampliando suas condições de participar do mercado de carbono. “Dessa forma, a CASAN torna transparente sua pegada de carbono e compartilha informações com toda a sociedade, além de dar exemplo a outras corporações estatais e não estatais, privadas e públicas a elaborarem seu inventário de emissões, uma responsabilidade comum na busca de soluções para o desafio global de redução de emissão de gases do efeito estufa”, explica a engenheira Sanitarista Fabiane Tasca Goerl, da Gerência de Meio Ambiente.

São três os selos que podem ser recebidos: Bronze (Inventário parcial), Prata (Inventário completo) e Ouro (inventário completo e verificado por um Organismos de Verificação de Inventários de Gases de Efeito Estufa acreditado pelo Inmetro).

Fonte: Governo SC

Esta matéria foi COPIADA sem Autorização Legal e VIOLA OS DIREITOS AUTORAIS do Portal SC Hoje News -Conheça: SC Hoje

Adicionar aos favoritos o Link permanente.