Evento na Unifor explora a interseção entre arte, moda e psicologia


Gratuito e aberto ao público, “Conversa com Artista” reúne especialistas para discutir a influência da estética na identidade e na expressão cultural. As especialistas vão explorar as interseções entre arte, moda e psicologia, proporcionando espaço rico para debate e reflexão sobre os temas
Ares Soares | Divulgação
No dia 13 de novembro, às 9h30, a Universidade de Fortaleza – mantida pela Fundação Edson Queiroz – recebe o evento “Conversa com Artista – Arte, Moda e Psicologia”. Este encontro, que será realizado no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor, reunirá especialistas para explorar as interseções entre arte, moda e psicologia, proporcionando espaço rico para debate e reflexão sobre os temas.
O evento é gratuito e aberto ao público, com foco especial em alunos dos cursos de Moda e Psicologia da Unifor. O objetivo é promover debate sobre como a arte pode ser vista por meio das lentes da moda e da psicologia, destacando a importância dessas áreas na construção da identidade e na expressão cultural. Conduzirão o bate-papo a artista Ana Cristina Mendes, a curadora Ana Valeska Magalhães, e as professoras da Unifor Renata Santiago e Sabrina Matos.
Ana Cristina Mendes é uma artista que explora a conexão entre arte e natureza, utilizando pintura e escultura para abordar questões ambientais, atuando também como curadora e educadora. Atualmente, Mendes apresenta a exposição “Nascente”, que está em exibição no Espaço Cultural Unifor. A mostra exibe obras que refletem a interdependência entre arte e meio ambiente, destacando a fragilidade dos ecossistemas e a necessidade de preservação.
“Minha afinidade com os tecidos começou desde criança, quando adorava acompanhar minha mãe aos armazéns, eu amava acompanhar o processo de feitura. Essa afinidade me levou ao gosto pela criação de roupas e foi com ela que iniciei minha história profissional como criadora”, destaca Ana Cristina.
A artista também relata que direcionou seu processo criativo pelo conforto, soltura e atemporalidade, fugindo do fast fashion. Esse desafio foi enriquecedor, até que a necessidade de mudança surgiu. Ao transitar da moda livre para os limites do uniforme de trabalho, novas questões e reflexões emergiram sobre a expressão criativa e as restrições profissionais
Curadora das exposições “Nascente” e “Teologia Natural”, que estão em cartaz no Espaço Cultural Unifor, a psicanalista Ana Valeska Maia Magalhães oferecerá insights sobre a conexão entre psicanálise e arte, discutindo a importância da subjetividade na produção artística.
A psicanalista explica que, metaforicamente, para as relações com a moda, é possível afirmar que a vida de cada pessoa é composta por tecidos diversos. “Por essa via, há uma diferença entre moda e modismos, entre consensos gerais e singularidades. Abrindo a costura para a arte e a psicanálise também é possível perceber que a rede na qual nos enveredamos é imbricada, e que um campo de pesquisa e atuação está presente no outro”, afirma.
Na exposição Nascente, por exemplo, em um de seus trabalhos, a artista Ana Cristina Mendes por meio do objeto-vestido, propôs uma teia de comunicação em vários lugares do mundo, no qual o vestido foi apropriado em usos diferentes do que estamos habituados a fazer, ao simplesmente “vestir”.
Já a professora do curso de Moda da Unifor, Renata Santiago, abordará como as expressões artísticas influenciam o universo da moda e sua relevância social; Sabrina Matos, professora do curso de Psicologia da Unifor, discutirá a relação entre moda e autoestima, enfatizando a construção da identidade através das escolhas estéticas.
Sobre o Espaço Cultural
O Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza é dedicado à promoção e difusão da cultura e das artes, oferecendo diversas atividades, como exposições, apresentações artísticas e eventos acadêmicos. Com o objetivo de fomentar o diálogo entre a comunidade universitária e o público em geral, o espaço serve como ponto de encontro para a reflexão e a valorização da produção cultural, estimulando a criatividade e a troca de conhecimentos. Além disso, é um ambiente privilegiado para a realização de eventos que abordam temas relevantes para a formação dos alunos e para a sociedade.
Atualmente, o espaço abriga as exposições “Centelhas em Movimento – Coleção Igor Queiroz Barroso”, que estará disponível para visitação até 1º de dezembro, e as exposições “Nascente” e “Teologia Natural”, do projeto “Trajetórias Artísticas Unifor”, em cartaz até 15 de dezembro de 2024. A visitação é gratuita, com horários de terça a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 12h às 18h.
Centelhas em Movimento – Coleção Igor Queiroz Barroso
A exposição “Centelhas em Movimento” traz cerca de 190 obras da Coleção Igor Queiroz Barroso, com curadoria de Paulo Miyada e Tiago Gualberto. Em cartaz no Espaço Cultural Unifor, a mostra explora o modernismo brasileiro com uma montagem que incentiva o visitante a refletir sobre o diálogo entre obras de diferentes épocas.
Trajetórias Artísticas Unifor
O projeto Trajetórias Artísticas Unifor apresenta as exposições “Teologia Natural”, de Alina Duchrow, e “Nascente”, de Ana Cristina Mendes. A primeira explora a relação entre arte e espiritualidade, utilizando elementos naturais para refletir sobre questões teológicas. A segunda entrelaça a natureza com a mitologia, abordando a conexão entre o ser humano e o ambiente natural de maneira poética e simbólica.
Serviço
Conversa com Artista: Arte, Moda e Psicologia
Data: 13 de novembro de 2024
Horário: 9h30
Local: Espaço Cultural – Núcleo Diálogos
* Evento gratuito e aberto ao público
Adicionar aos favoritos o Link permanente.