Agosto Lilás: delegada regional fala sobre ações em Blumenau

A campanha Agosto Lilás que acontece durante o mês de agosto busca combater a violência contra a mulher em todo o Brasil. O mês de agosto ganhou essa cor pois foi em 7 de agosto de 2006 que a Lei Maria da Penha foi sancionada.  O nome da lei foi escolhido em homenagem a Maria da Penha Maia Fernandes, que sofreu agressões do ex-marido por 23 anos e ficou paraplégica após uma tentativa de assassinato. Hoje, a lei 11.340/2006 considera o crime de violência doméstica e familiar contra a mulher como sendo “qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial”.

Violência contra a mulher no Vale do Itajaí

De acordo com a delegada regional de Polícia Civil, Juliana Cíntia de Souza Tridapalli, responsável pela 3ª DRP (Delegacia Regional de Polícia), hoje a região registra cerca de mil medidas protetivas por ano. O número é crescente, segundo ela, pois as mulheres estão denunciando mais e se conscientizando sobre o que é a violência.

Sala Lilás e atendimento na DPCAMI

Hoje Blumenau possui duas Salas Lilás, que atendem especificamente mulheres vítimas de violência. Uma das estruturas fica na sede da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, no bairro Victor Konder, e outra na sede da Central Regional de Polícia, na rua Dois de Setembro, no bairro Itoupava Norte. Essa sala garante um atendimento especializado, de acordo com a delegada.

Como denunciar no Vale do Itajaí

O número 180 é o telefone oficial para a realização de denúncias sobre violência contra a mulher. A ligação é gratuita e a denúncia pode ser feita de forma anônima 24 horas por dia. Denúncias podem ser feitas também pelo Disque 100 e pelo 190 da Polícia Militar. Em Santa Catarina, o whatsapp da Polícia Civil também está disponível para denúncias (48)98844-0011.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.