
Em uma entrevista ao podcast PodDelas em setembro de 2023, a atriz Cleo Pires revelou que foi recentemente diagnosticada com tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que acomete a glândula tireoide, localizada na base do pescoço.

A atriz Cleo Pires afirmou que sofre de tireoidite de Hashimoto – Foto: Cleo/Instagram/Reprodução/ND
Segundo a artista, que também sofre de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), ela descobriu a doença ao notar sintomas como exaustão e esquecimento.
“Me sentia totalmente debilitada, esquecida, cansava rápido, tonta, tinha que ficar deitada. O tratamento não deu certo e procurei um médico que me ajudou a desinflamar o organismo”, disse Cleo Pires.
O que é tireoidite de Hashimoto?
Segundo o médico Cristovam Scapulatempo Neto, a tireoidite de Hashimoto, também conhecida como tireoidite crônica, é uma doença autoimune que destrói as células da tireoide.
Para quem não sabe, doenças autoimunes ocorrem quando o sistema de defesa do organismo ataca os próprios órgãos, e a glândula tireoide é um desses órgãos.
A doença recebeu este nome devido ao cientista Hashimoto, que a descreveu pela primeira vez.

Conforme os especialistas, tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune – Foto: Freepik/Divulgação/ND
O que a tireoidite de Hashimoto pode causar?
Scapulatempo Neto explica que a tireoidite pode levar ao hipotireoidismo, que, se tratado adequadamente, permite que a pessoa leve uma vida normal. Em gestantes, pode ser necessário o uso de hormônio tireoidiano durante a gravidez.
Sintomas comuns
Segundo o médico, estes são os sintomas mais comuns da doença:
- Cansaço;
- Pouca disposição para o trabalho;
- Sono excessivo;
- Intestino preso;
- Pele seca;
- Unhas fracas;
- Esquecimento;
- Voz rouca.
Diferença entre tireoide e tireoidite de Hashimoto

A endocrinologista explica qual a diferença entre tireoide e tireoidite de Hashimoto – Foto: Freepik/Divulgação/ND
A endocrinologista Aline Guimarães de Faria esclarece que o hipotireoidismo é a síndrome resultante da redução dos níveis de hormônio tireoidiano.
O problema é uma das causas do hipotireoidismo, sendo uma doença autoimune que leva à destruição da tireoide por anticorpos produzidos pelo próprio paciente.
Quais alimentos uma pessoa com tireoidite de Hashimoto não pode comer?
O médico afirma que nenhum alimento deve ser estritamente evitado, mas é importante manter uma alimentação saudável e balanceada.

Manter uma alimentação balanceada e sem exageros, pode amenizar os sintomas da doença – Foto: Freepik/ND
Alguns alimentos, como a soja, podem influenciar a produção de hormônios tireoidianos, mas isso geralmente não ocorre com o consumo em quantidades normais.
“Como em vários aspectos da saúde, o exagero deve ser evitado.”
Existe reversão para tireoidite de Hashimoto
A tireoidite de Hashimoto não pode ser revertida. Aqueles que sofrem com a doença precisarão de tratamento pelo resto da vida.
Segundo o site Viver Bem, o problema não é fatal, mas pode causar desequilíbrio hormonal, sendo o hipotireoidismo o mais comum.