“Coisa histórica”, diz prefeito de Bombinhas sobre temporada de verão 2024/2025

Bombinhas, um dos principais destinos no verão catarinense, está se preparando para receber os turistas na temporada 2024/2025. De acordo com o atual prefeito, Paulo Henrique Dalago Muller, o Paulinho (PDT), a ocupação em pousadas e hotéis da cidade já ultrapassa 95% para o dia 20 de dezembro.

Segundo ele, nos últimos dois anos, o turismo local enfrentou desafios devido à pandemia de Covid-19 e às crises econômicas em países vizinhos, especialmente na Argentina, de onde vem grande parte dos turistas. No entanto, os índices deste ano apontam para um aumento nas visitas antes do Natal.

  • Compartilhe esta notícia no Whatsapp

“Coisa histórica, porque geralmente as pessoas chegam a partir do dia 26 (de dezembro). Então, eu acredito que a partir do dia 21 a gente vai ter 100% dos hoteis e pousadas (ocupados). Isso que a gente não consegue ainda estratificar a questão dos alugueis de residência que são muito maiores por conta do Airbnb. Mas eu acredito que vai ser uma das melhores temporadas dos últimos cincos anos”, afirmou o prefeito.

Preparativos para a temporada

Sobre a estrutura das praias e a fiscalização, Paulinho destacou que Bombinhas possui três selos de Bandeira Azul, nas praias da Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas. Esse reconhecimento exige uma fiscalização rigorosa para o cumprimento das regras, como acessibilidade, limpeza das praias, instalação de lixeiras, proibição de animais, e banheiros e duchas.

O município conta com 39 praias, sendo que 34 têm acesso facilitado. Para a temporada, há equipes de limpeza em três turnos: matutino, vespertino e noturno.

“Este ano, mais de 150 pessoas estarão envolvidas diretamente na limpeza, com o apoio de muitos equipamentos. A Taxa de Preservação Ambiental (TPA) é essencial para isso, pois garante que as nossas praias permaneçam limpas e preservadas”, explicou.

Foto: Divulgação

Um novo acesso para Bombinhas

Outro tema em destaque é a abertura da Estrada Morro de Zimbros, que liga os bairros de Zimbros, em Bombinhas, e Vila Nova, em Porto Belo. Após uma vitória no Ministério Público Federal, o município está finalizando as licenças para pavimentar o trecho, atualmente em chão batido.

A obra, atualmente, está em chão batido, e o município está finalizando as licenças e o projeto para a construção da nova estrada. Paulinho acredita que em 2025 o orçamento dessa obra estará como prioridade do Estado de Santa Catarina. “Eu tenho fé que para a temporada de 2026/2027 esse acesso de Bombinhas estará pavimentado”.

Saneamento básico

O prefeito comentou que uma das coisas que faltavam na cidade, que já possuía bons índices de Educação e Saúde, era o saneamento básico. “Esses últimos três anos foram muito importantes para nós, a gente literalmente abriu a cidade no meio e a gente está deixando a cidade saneada, e no final de 2026 (…) estará 100% saneada”, afirmou Paulinho. 

Trânsito e a BR-101

Paulinho mencionou a BR-101 como um dos maiores problemas para o trânsito na região. “Ela virou uma via arterial dentro das cidades. Então hoje ela virou uma avenida dentro de Balneário Camboriú, Itapema e Itajaí”, explica.

Paulinho comenta que a região é o maior PIB do estado de Santa Catarina, tendo a maior concentração de pessoas por metro quadrado, porém, apesar de tudo isso, a região não recebe nada em troca. “E agora se discute a questão de uma via paralela importantíssima (…), só que no momento que a gente terminar ela, que vai ser daqui 10 anos, nós já colapsamos, então nós precisamos resolver esse problema imediatamente”, alertou.

Ele comenta que no ano passado, ele, juntamente com alguns prefeitos da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), tentaram resolver esse problema, que seria a terceira faixa na BR-101, que teria que contar com investimentos da Arteris Litoral Sul, concessionária da rodovia, porém nada aconteceu. Segundo ele, um dos motivos foi a falta de um esforço maior dos prefeitos junto aos Deputados Federais.

Balanço de governo

Durante entrevista ao programa Bote a Boca no Trombone , nesta segunda-feira (25), o prefeito fez um balanço de seus 12 anos no Executivo de Bombinhas, incluindo o período como vice-prefeito. Segundo ele, mais de R$ 500 milhões foram investidos, tornando-se uma cidade referência em educação e saúde.

Um dos principais marcos, para ele, foi a construção da UPA 24H em um município de pequeno porte. Além disso, destacou o saneamento básico como uma conquista importante.

“100% do nosso atendimento na saúde e educação é pública, não temos uma escola particular e nem uma clínica de saúde pública, porque tudo isso o poder público faz”, relata.

Paulinho concluiu enfatizando a importância da TPA, afirmando que sem ela, o município precisaria tirar recursos de outros lugares para colocar na preservação e limpeza das praias. “A TPA nada mais é do que as pessoas que vão para bombinhas contribuírem para que a cidade permaneça limpa e organizada”, finaliza.

CLIQUE AQUI E ENTRE NO GRUPO RÁDIO MENINA BC DO WHATSAPP

Matéria por: Camili Guckert – estagiária de Jornalismo


leia mais no portal menina:

BR-101: dois acidentes causam 10 quilômetros de congestionamento entre BC e Itajaí

Vídeo: cenas de filme da Netflix são gravadas em Balneário Camboriú

Adicionar aos favoritos o Link permanente.