Duas pessoas são atacadas por abelhas e encaminhadas ao Hospital Geral em Boa Vista


O ataque ocorreu próximo a um posto de combustível, na Avenida Mário Homem de Melo. Jovem estava roçando um terreno baldio quando bateu a roçadeira em um pneu onde estava uma colmeia. Vítimas foram levadas ao Pronto Socorro Francisco Elesbão, anexo ao HGR, em Boa Vista
Secom-RR/Divulgação/Arquivo
Duas pessoas, uma mulher, de 48 anos, e um homem, que não teve a idade identificada, foram atacadas por abelhas nessa terça-feira (25), no bairro Buritis, em Boa Vista. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Geral de Roraima (HGR).
✅ Receba as notícias do g1 Roraima no WhatsApp
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a ocorrência e imediatamente a guarnição de busca e salvamento e a ambulância de resgate deslocaram para o local do incidente, na Avenida Mário Homem de Melo.
A equipe de Salvamento verificou que um jovem estava roçando um terreno baldio próximo ao local e, ao bater a roçadeira em um pneu onde estava uma colmeia, causou um alvoroço, fazendo com que as abelhas começassem a atacar as pessoas que passavam perto.
Após identificar o local, e com o objetivo de eliminar o risco imediato de novos ataques, foi necessário destruir a colmeia.
O ataque ocorreu próximo a um posto de combustível. As vítimas procuraram abrigo dentro das lojas para evitar as ferroadas. Após alguns minutos, outro solicitante informou que um senhor havia sido atacado e estava em uma metalúrgica nas proximidades.
A Equipe do Salvamento localizou e o resgatou. Em seguida, eles foram informados sobre mais uma vítima, uma senhora de 48 anos. As vítimas foram encaminhadas para o HGR, onde receberam atendimento médico.
Recomendações
O Corpo de Bombeiros faz recomendações em caso de ataques:
Afaste-se do local onde a colmeia possa estar;
Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo;
Procure abrigo;
Ligue imediatamente para os bombeiros pelo número 193.
É importante destacar que reações graves a picadas de abelhas podem ocorrer em algumas pessoas, e a resposta ao veneno de abelha pode variar. Se houver suspeita de uma reação alérgica grave, procure ajuda médica de emergência imediatamente.
Matar abelhas, especialmente espécies ameaçadas, é ilegal e pode resultar em penalidades, com base na lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que pune a morte de animais, e o Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012), que inclui a proteção de polinizadores.
Quando um enxame é encontrado, a recomendação é isolar o local para evitar riscos, já que as abelhas podem se tornar agressivas, e não deixar ninguém se aproximar para prevenir picadas.
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.