O botão do micro-ondas que serve para não ressecar os alimentos e quase ninguém conhece

O micro-ondas é um dos eletrodomésticos mais usados no dia a dia por sua praticidade e rapidez em aquecer os alimentos. Porém, existe um botão-chave para evitar que os alimentos fiquem secos e saiam frescos.

Nesse contexto, o botão “potência” ou “nível de energia” no micro-ondas é fundamental para evitar que os alimentos sequem.

Assim, é preciso ajustar a intensidade do calor para, por exemplo 50% em vez de 100%. Isso permite que os alimentos sejam aquecidos de forma mais uniforme o que ajuda a reter melhor sua umidade e textura dos alimentos.

na foto aparece um micro-ondas, usado para aquecer os alimentos

Forno de micro-ondas tem funcionalidades para descongelar alimentos – Foto: Reprodução

Isso ocorre porque quando se utiliza a potência máxima, o micro-ondas tende a aquecer rapidamente as camadas externas dos alimentos e isso por causar ressecamento, enquanto o interior ainda não está quente.

Ao se reduzir a potência, o micro-ondas funciona de maneira mais lenta, aquece os alimentos gradualmente e conserva a umidade natural.

7 benefícios do botão “potência” do micro-ondas

1) Aquecimento mais uniforme

O aquecimento reduz a potência para evitar que os alimentos aquecem rapidamente nas camadas externas, enquanto o interior permanece frio. Esse aquecimento é útil para pratos densos ou volumosos, como ensopados ou lasanhas.

2) Conservação da umidade e textura

Ao operar em uma potência mais baixa, os alimentos no micro-ondas têm mais tempo para aquecer sem perder a umidade natural. Isso previne que eles fiquem secos, borrachudos ou duros.

3) Prevenção de respingos e derramamentos

Com menor potência, os líquidos e molhos borbulham mais lentamente e isso evita que transbordem ou sujem o interior do micro-ondas.

na foto aparece uma pessoa mexendo no micro-ondas em casa

Cozimento delicado é ideal para os alimentos sensíveis que requerem calor suave – Foto: Reprodução/ND

4) Cozimento delicado para alimentos sensíveis

O cozimento delicado é ideal para os alimentos sensíveis que requerem calor suave, como chocolate (para derretê-lo sem queimá-lo, por exemplo), manteiga ou peixes, que poderiam secar ou cozinhar demais em alta potência.

5) Descongelamento mais eficaz

Ao usar uma potência baixa, isso permite descongelar os alimentos gradualmente e evitar que as partes externas comecem a cozinhar enquanto o interior ainda está congelado.

6) Economia de energia

A economia de energia é um fator importante, pois ao ajustar a potência, o micro-ondas funciona de maneira mais eficiente, com base no que precisa aquecer e evita o uso excessivo de energia para tarefas que não requerem.

7) Personalização do tempo e nível de calor

A personalização do tempo e nível de calor oferece controle total sobre como você deseja aquecer ou cozinhar cada tipo de alimento e se adapta às suas necessidades e evita danos aos ingredientes mais delicados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.