Prefeito interino de Itaguaí suspende atendimento na sede e nomeia o irmão para a Secretaria de Saúde

Presidente da Câmara de Vereadores governa a cidade até fevereiro, quando o TSE decide se Dr. Rubão pode ser empossado. Prefeito interino de Itaguaí suspende atendimento na sede e nomeia o irmão para a Saúde
Entre as primeiras medidas como prefeito interino de Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, o vereador Haroldo Rodrigues de Jesus Neto, o Haroldinho (PDT), exonerou cerca de 1,2 mil funcionários comissionados, suspendeu o atendimento na sede do Executivo por 20 dias e nomeou o irmão como secretário de Saúde.
Haroldinho disse que “janeiro será um mês difícil”. “A folha está fechada em R$ 43 milhões, e encontramos em recursos próprios só cerca de R$ 6 milhões”, detalhou.
A eleição na cidade está sub judice, e o candidato mais votado, Dr. Rubão (Podemos), foi impedido de tomar posse. Com isso, o Executivo de Itaguaí será comandado temporariamente pelo presidente da Câmara de Vereadores, cargo para o qual Haroldo foi eleito nesta quarta (1º).
A candidatura de Rubão foi indeferida pois o TRE entendeu que ele não poderia concorrer à reeleição, o que configuraria um 3º mandato seguido — em 2020, Rubão era o presidente da Câmara de Vereadores e assumiu a prefeitura após o impeachment do então ocupante do cargo, Carlo Busatto Júnior, o Charlinho, e do vice.
A defesa de Rubão recorreu com o argumento de que ele assumiu o cargo interinamente e, por isso, a vitória em seguida não deveria ser considerada como reeleição. O TRE não aceitou. A chapa, então, foi ao TSE e conseguiu concorrer. Este mês, o ministro André Mendonça também discordou dos argumentos do prefeito e o proibiu de tomar posse.
O julgamento definitivo pelo plenário do TSE está marcado para o dia 4 de fevereiro. Até lá, Haroldinho vai governar a cidade. Se o TSE entender que Rubão não pode ser empossado, novas eleições serão convocadas.
Medidas
Haroldinho nomeou o irmão, Betinho Jesus, para a Saúde de Itaguaí. “É um médico formado em administração de empresas e gestão pública, formado em faculdade na Austrália também, totalmente capacitado”, justificou.
O prefeito interino também suspendeu por 20 dias os pagamentos de empresas fornecedoras e prestadoras de serviço. A intenção, segundo o decreto, é analisar a regularidade dos contratos.
Outro decreto suspendeu o atendimento ao público na Prefeitura de Itaguaí até o dia 17 de janeiro. Nesse período, só a Secretaria de Arrecadação vai funcionar.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.