Coren-PE: 70% das Unidades Básicas de Saúde em Palmares estão fechadas

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) realizou, na quinta-feira (8), uma inspeção nas unidades municipais de saúde de Palmares, cidade na Mata Sul do estado. Segundo o órgão, 70% das Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão fechadas. A suspensão parcial do atendimento foi confirmada pela Secretaria de Saúde e o motivo seria a baixa procura pelos serviços. Das 27 UBS no município, 19 não operam. Populares consultados pelo Coren relatam que o fechamento ocorreu no final de dezembro.

“A situação que encontramos é muito preocupante. Na zona rural, por exemplo, os moradores estão sofrendo com a suspensão total do serviço. Todas as seis unidades foram fechadas e os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), entre eles idosos, pacientes com doenças crônicas e gestantes precisam se deslocar, com meios próprios, a procura de uma unidade que esteja funcionando”, explica Almir Alves, Conselheiro-Tesoureiro do Coren-PE, que integra a equipe de fiscalização.

O conselheiro explicou, ainda, que as equipes de saúde não foram informadas sobre a suspensão repentina. “Os profissionais de saúde que atuam nas UBS não foram notificados formalmente sobre o fechamento das unidades. Todos os remanejamentos e demissões foram tratados pessoalmente, sem qualquer oficialização”, continuou.

Diálogo com a secretaria

Após a inspeção, a equipe do Coren-PE foi recebida pelo Secretário de Saúde de Palmares, Bruno César Camilo da Silva. Durante a reunião, o representante da gestão municipal confirmou a suspensão temporária do serviço. Segundo ele, em anos anteriores, o executivo municipal teria identificado uma queda de 80% na procura por atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde do município, o que segundo ele, justifica a decisão. A previsão é de que o funcionamento normalize a partir de 3 de fevereiro.

Por outro lado, o Departamento de Fiscalização do Coren-PE identificou que o Ministério da Saúde não foi informado oficialmente sobre a suspensão do serviço. Todas as 19 unidades que se encontram sem operar seguem ativas no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), ferramenta do governo federal para gerenciar os dados e informações do Sistema Único de Saúde.

Após a reunião, o Coren-PE emitiu uma notificação para que a gestão municipal se adeque ao planejamento de enfermagem, que prevê atendimento em todas as unidades nesse período. A Procuradoria do Conselho também comunicou que tomará medidas judiciais.

O post Coren-PE: 70% das Unidades Básicas de Saúde em Palmares estão fechadas apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.