Nova empresa de balsa é autorizada a fazer travessia de veículos após queda de ponte entre TO e MA; tarifa será cobrada


Autorização para nova empresa foi dada pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq). Previsão é de que os serviços comecem em até 30 dias. Buscas por corpos de vítimas do desabamento de ponte no rio Tocantins
Ana Paula Reihban/TV Anhanguera
Uma nova empresa foi autorizada a fazer a travessia de veículos pesados pelo rio Tocantins, entre Aguiarnópolis e Estreito (MA). Esse serviço deverá ser cobrado. A travessia por balsas nesse trecho é necessária por conta do desabamento da ponte JK, que deixou 14 pessoas mortas e três desaparecidas, em dezembro de 2024.
Atualmente não há travessia de veículos nesta região. Os motoristas precisam pegar rotas alternativas para cruzar os estados. A travessia pelo rio é feita apenas para passageiros, por meio de barcos particulares que cobram passagem dos usuários.
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A empresa PIPES Empreendimentos LTDA foi contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por R$ 6,4 milhões, para transportar passageiros e veículos. O órgão chegou a informar que a travessia seria gratuita, mas o serviço não começou.
Agora, a empresa LN Moraes Logística LTDA foi autorizada a realizar o serviço no local pela Agência Nacional de Transporte Aquaviários (Antaq). A medida foi publicada no Diário Oficial da União no dia 21 de janeiro. Em nota, empresa informou que as balsas estão em deslocamento para a região do Rio Tocantins e a operação está prevista para iniciar em até 30 dias.
A reportagem da TV Anhanguera apurou que essa nova autorização ocorreu porque o dono da PIPES Empreendimento, Pedro Iran Pereira Espírito Santo, está proibido de realizar qualquer contrato com o Poder Público até o ano de 2026.
Pedro Iran foi condenado por ato de improbidade administrativa, cometido no município de Filadélfia quando ainda ocupava o cargo de prefeito. O g1 procurou o posicionamento da PIPES Empreendimentos sobre a proibição, mas até a publicação desta reportagem não houve retorno.
A LN Moraes Logística LTDA afirmou que os serviços serão realizados exclusivamente para o transporte de veículos pesados, como caminhões e ônibus. Também afirmou que haverá cobrança de tarifas para as travessias, mas o valor ainda não foi informado.
O Dnit foi questionado sobre a nova autorização com a cobrança de tarifa, mas ainda não se posicionou.
Nova empresa é autorizada a fazer travessia entre as margens do Rio Tocantins
Impasse e atraso para operação das balsas
O início da travessia por meio de balsa entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) foi anunciado duas vezes pelo governo estadual. Mas segundo a Marinha do Brasil, a empresa a Pipes Navegações, atrasou a entrega da documentação necessária e houve atrasos nas construções de acessos às margens.
O contato que autorizava os serviços da PIPES foi assinado no dia 9 de janeiro pelo então superintendente do DNIT no Tocantins, Renan Bezerra de Melo Pereira e publicado no Diário Oficial da União no dia 10. Ele foi afastado do cargo uma semana depois.
O DNIT informou na época que as balsas haviam chegado ao local e que as equipes estavam em fase de mobilização. O Departamento também afirmou que equipes estão trabalhando nos acessos das balsas e outras exigências da Marinha para poder iniciar os serviços de travessia.
Já a Marinha, por meio da Capitania Fluvial do Araguaia Tocantins informou que desde o dia 2 de janeiro não recebeu os documentos necessários para dar entrada no processo de operação do serviço de travessia das balsas.
O contrato com a Pipes deveria valer por um ano, contados a partir do dia do acidente, em 22 de dezembro de 2024.
No dia 3 de janeiro deste ano foram feitos testes com uma balsa de travessia usada somente para pedestres, mas o serviço também não está sendo ofertado. A Marinha chegou a informar que a liberação das balsas só deve ocorrer após o ajustamento de todos os trâmites.
Relembre o desabamento
A ponte caiu no dia 22 de dezembro de 2024, por volta das 14h50. Ao todo 18 pessoas sofreram o acidente, sendo que um homem de 36 anos foi resgatado com vida, 14 morreram e três ainda estão desaparecidas (veja nomes das vítimas abaixo). No desabamento caíram no rio Tocantins três motos, um carro, duas caminhonetes e quatro caminhões, sendo que dois deles carregavam 76 toneladas de ácido sulfúrico e outros 22 mil litros de defensivos agrícolas.
Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), do governo federal, o desabamento ocorreu porque o vão central da ponte cedeu. A causa do colapso ainda está sendo investigada, de acordo com o órgão. A Polícia Federal também abriu uma investigação para apurar a responsabilidade da queda da estrutura.
A ponte foi completamente interditada e os motoristas devem usar rotas alternativas.
O momento em que estrutura cedeu foi registrado pelo vereador Elias Junior (Republicanos). Em entrevista ao g1, ele contou que estava no local para gravar imagens sobre as condições precárias da ponte.
Vereador mostrava situação da ponte e flagrou momento da queda
Vítimas do desabamento
Na terça-feira (24), o corpo de Lorranny Sidrone de Jesus, de 11 anos, foi encontrado no rio, segundo os bombeiros do Maranhão. Ela estava em um caminhão que transportava portas de MDF, com origem em Dom Eliseu, Pará.
Por volta das 9h, também foi achado o corpo de Kecio Francisco Santos Lopes, de 42 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele era o motorista do caminhão de defensivos agrícolas.
Ainda na terça-feira (24), por volta das 11h20, o corpo de Andreia Maria de Souza de 45 anos foi encontrado. Ela era motorista de um dos caminhões que carregavam ácido sulfúrico.
No domingo (22), o corpo de Lorena Ribeiro Rodrigues de 25 anos foi localizado. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que ela é natural de Estreito (MA), mas morava em Aguiarnópolis (TO).
Um homem de 36 anos foi encontrado com vida por moradores e levado ao hospital de Estreito.
Na quarta-feira (25), foram localizados os corpos de Anisio Padilha Soares, de 43 anos, e de Silvana dos Santos Rocha Soares, de 53 anos.
Na manhã de quinta-feira (26), mergulhadores localizaram dois corpos dentro de um veículo no fundo do rio. Um dos corpos é de Elisangela Santos das Chagas, de 50 anos, e foi resgatado na sexta-feira (27), após se desprender e aparecer na superfície no rio. O segundo corpo é de Ailson Gomes Carneiro, de 57 anos, e foi resgatado por mergulhadores na manhã de domingo (29).
Rosimarina da Silva Carvalho, de 48 anos, teve o corpo foi localizado no final da tarde de quinta-feira (26) fora da área de mergulho, a aproximadamente 16 km do local do desabamento.
Dois corpos foram encontrados dentro de um veículo voyage branco no fundo do rio no domingo (29). As vítimas foram retiradas na noite de terça-feira (31) e identificadas como Cássia de Sousa Tavares, de 34 anos, e a filha Cecília Tavares Rodrigues, de 3 anos. Elas são esposa e filha do homem que foi resgatado com vida.
Durante as buscas de domingo (29), Beroaldo dos Santos, de 56 anos, foi localizado em uma cabine de um caminhão. A vítima foi retirada da água no fim da manhã de quarta-feira (1º).
Na manhã de sexta-feira (3), o corpo de uma mulher foi encontrado no rio Tocantins. Ela foi identificada como Alessandra do Socorro Ribeiro, de 40 anos, natural de Palmas, no Tocantins. A identificação foi realizada em São Luís por meio de exame de DNA, realizado pelo Instituto de Análise Forense (IGF).
Por volta das 10h25 de sábado (4), o corpo de Marçon Gley Ferreira foi encontrado no rio Tocantins.
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