Chuvas intensas causam alagamentos e deslizamentos em Blumenau; adolescente segue desaparecido

Blumenau, no Vale do Itajaí, registrou pontos de alagamentos devido às fortes chuvas. Nessa quinta-feira (13), a Defesa Civil do município emitiu um alerta máximo para o risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

De acordo com os dados da Defesa Civil, a estação pluviométrica do Parque Ramiro Ruediger registrou um acumulado de 89,4 mm de chuva até às 17h15, enquanto a média de acúmulo no município foi de 56,3 mm. Várias ruas foram tomadas pela água, dificultando o trânsito e causando transtornos aos moradores.

Além dos alagamentos, também houve registros de deslizamentos de terra em diferentes pontos da cidade. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros estão monitorando áreas de risco e atuando na remoção de entulhos para minimizar os impactos das chuvas.

Durante o temporal da tarde, um adolescente de 15 anos desapareceu após pular em um rio com outros adolescentes na Rua Henrique Conrad, no bairro Vila Itoupava. O Corpo de Bombeiros recebeu o pedido de socorro pouco antes das 18h e mobilizou o helicóptero Arcanjo 03 para as buscas, que sobrevoou a região na tentativa de localizá-lo.

As buscas foram interrompidas no período da noite e foram retomadas na manhã desta sexta-feira (14). Segundo os bombeiros, voluntários da cidade vizinha de Massaranduba também foram acionados para auxiliar nos trabalhos, uma vez que a forte correnteza pode ter levado o corpo do adolescente para outras áreas.

De acordo com a jornalista Denise Mauricio Silva, moradora de Blumenau, “a chuva forte chegou de surpresa no meio da tarde e, em minutos, as ruas começaram a alagar. A todo momento chegavam notificações do AlertaBlu, sistema de monitoramento da cidade, e da Defesa Civil informando o alto risco para alagamentos, enxurradas e deslizamentos.” Em seu bairro, várias ruas ficaram completamente alagadas e comércios foram atingidos pela água. Como a jornalista mora em um ponto alto da cidade, sua casa não foi afetada. “Por conta de muitos raios e trovões, Blumenau também teve muitos casos de apagões elétricos, que só foram restabelecidos na noite de quinta-feira”, acrescentou.

Ainda segundo Denise, a situação nas ruas era caótica. “Motoristas tentavam atravessar trechos alagados e acabavam ficando presos. Moradores ajudando uns aos outros, retirando água de dentro de casas e estabelecimentos. Foi um dia de muita tensão e preocupação para todos na cidade”, relatou.

A população de Blumenau segue em alerta para novas ocorrências relacionadas às chuvas. As autoridades recomendam que moradores de regiões vulneráveis busquem abrigo seguro e evitem atravessar áreas alagadas. O monitoramento continua e novos boletins serão emitidos conforme a evolução do quadro meteorológico.


0

0

Adicionar aos favoritos o Link permanente.