Hospital Santa Casa registra superlotação e suspende atendimentos pediátricos em MT


Segundo a Secretaria de Saúde, a medida é necessária para não colocar em risco os novos pacientes que chegam ao local. Hospital Estadual Santa Casa Cuiabá
Marcos Vergueiro/Secom-MT
O Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, suspendeu temporariamente novos atendimentos no Pronto Atendimento Infantil, após a unidade registrar superlotação, nesta quinta-feira (20).
O hospital é mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), que informou que a “medida é necessária para assegurar um bom atendimento às pessoas que já aguardam na recepção e para não colocar em risco novos pacientes que chegam ao local”.
Ainda de acordo com a secretaria, a superlotação aconteceu devido ao aumento da procura por serviços de saúde no período do ano em que há maior incidência de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya, além do aumento de casos de vírus respiratórios.
Atualmente, o Pronto Atendimento Infantil da Santa Casa tem capacidade para realizar 120 atendimentos diários.
Onde buscar atendimento?
A orientação é que os pacientes que precisarem dos serviços do Pronto Atendimento Infantil recorram às unidades do seu município de residência, segundo a SES-MT.
“Para manter o nível de qualidade da assistência prestada, o Pronto Atendimento Infantil do hospital ficará fechado até que se estabilize os atendimentos”, disse o secretário de estado de Saúde, Gilberto Figueiredo.
As UPAs e policlínicas atendem crianças a portas abertas e, dependendo se for urgência e emergência, o paciente é regulado e encaminhado para internação nos hospitais da rede municipal. O atendimento também pode ser buscado nas unidades básicas de saúde dos bairros.
As seguintes Unidades Básicas de Saúde de Cuiabá têm pediatras disponíveis:
UBS Paiaguas
UBS Alvorada
UBS Ribeirão do Lipa
Nas outras unidades há clínico geral que também atende as demandas, segundo a secretaria.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.