Estudantes da UFSC vão ajudar a construir novo motor da Red Bull da Fórmula 1

Lucas Paiva (esquerda) e Gustavo Vieira Alcântara com as peças do carro da equipe Ampera. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

Três estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram selecionados para um estágio em tempo integral na Inglaterra por meio do programa Student Placement da Oracle Red Bull Racing, integrando a equipe da escuderia de Fórmula 1. A partir de 2026, a Red Bull começará a produzir seus próprios motores e os estudantes farão parte dessa equipe.

Dois deles, Lucas Paiva e Gustavo Vieira Alcântara, do curso de Graduação em Engenharia Elétrica, estarão envolvidos na Red Bull Powertrains. Essa equipe será responsável, entre outras coisas, pelo projeto mecânico para Internal Combustion Engine (ICE) e Energy Recovery System (ERS), pelo desenvolvimento mecânico, pela calibração e controles, pela validação e testes e pelas operações técnicas. A outra estudante selecionada para o estágio, do curso de Engenharia Mecânica, preferiu não comentar o assunto neste momento. 

Gustavo contou como recebeu a notícia que foi aprovado para o estágio: “eu estava na aula, entre 7h e 8h, quando recebi uma ligação com o código +44 da Inglaterra. Era a equipe falando em inglês sobre a vaga. Eu simplesmente parei de prestar atenção no resto. Fiquei em choque! Saí da aula correndo para contar para todo mundo. Durante uns 30 minutos, parecia que eu estava sonhando. Foi uma sensação incrível”.

Lucas, que participa do Ampera Racing, grupo de Fórmula SAE formado por alunos da UFSC, contou que até se atrapalhou no inglês ao receber a notícia. “Eu achei que eu tinha ido mal na última entrevista, principalmente porque eles estavam muito ocupados com as últimas corridas do calendário. Quando recebi a ligação e ouvi alguém falando, eu pensei assim: ‘Ah, OK. Talvez tenha sido alguma coisa’. É, até não costumo ter dificuldade com inglês, mas lembro que com essa emoção foi muito difícil”.  

Atuação em diferentes departamentos

Gustavo estava na aula quando recebeu a ligação da Inglaterra. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

O Student Placement é um programa que oferece aos estudantes uma oportunidade de 12 meses para trabalhar em áreas relacionadas ao seu curso de Graduação. A iniciativa permite que os participantes ganhem experiência em diversos setores da Red Bull Racing & Technology e da Red Bull Powertrains, localizados na sede da equipe em Milton Keynes, na Inglaterra. Os estudantes têm a chance de atuar em departamentos como Eletrônica, Aerodinâmica, Testes de P&D, Dinâmica de Veículos, Estratégia de Corrida, Design de Veículos, Marketing e Finanças. O estágio terá início em julho de 2025.

Lucas destaca que a Universidade e as parcerias com diferentes laboratórios foram fundamentais. “Na Ampera, a gente tem parcerias com alguns laboratórios e foi esse projeto em que eu estive trabalhando, como no Instituto de Eletrônica de Potência (INEP). Passando por alguns laboratórios na UFSC, tive várias experiências com pesquisa e extensão e com o professor Gierri Waltrich, meu orientador, eu sinto que fez o maior diferencial.”

O professor e coordenador do grupo Ampera, Gierri Waltrich, comenta que a estrutura dos cursos de Engenharia e a capacitação oferecidas aos estudantes da UFSC auxiliam em seus preparos. “Os nossos alunos ganham uma capacitação que só ganhariam dentro da indústria. Montar esses conversores, soldar, fazer funcionar, ligar, usar fontes, microscópios, equipamentos mecânicos e eletrônicos, tudo isso é um aprendizado que só se ganha dentro da indústria”. O professor completa que o mercado “já recebe um aluno que tem capacitação. Esse é um grande diferencial”.

Para Gustavo, as experiências adquiridas na Graduação foram fundamentais para o sucesso no processo seletivo. “Os conhecimentos que adquiri durante a Graduação tinham uma base muito forte e me ajudaram muito durante as entrevistas, nas perguntas técnicas e nos testes que eu fiz”. Ele completa: “o fato de eu ter bastante experiência em diferentes âmbitos foi bem importante. Com certeza, me deram um bom background para eu poder fazer alguns trabalhos que destacaram meu currículo dentro do processo seletivo”.

A equipe de Fórmula 1

Lucas destaca a parceria com outros laboratórios. Foto: Gustavo Diehl/Agecom/UFSC

A equipe Oracle Red Bull Racing, conhecida como Red Bull Racing ou pela abreviação RBR, fez sua estreia na Fórmula 1 em 2005, após a empresa multinacional austríaca de bebidas energéticas Red Bull GmbH adquirir a equipe Jaguar Racing. Na temporada de 2009, a equipe conquistou sua primeira vitória e primeira dobradinha da sua história na Fórmula 1, no GP da China, com o piloto alemão Sebastian Vettel (pole-position e vencedor) e o piloto australiano Mark Alan Webber (segundo colocado).

Em sua trajetória na principal categoria do automobilismo mundial, a equipe conquistou oito títulos de pilotos, quatro títulos consecutivos, de 2010 a 2013, com Sebastian Vettel, e mais quatro títulos consecutivos, de 2021 a 2024, com o piloto holandês Max Verstappen. A Red Bull sagrou-se campeã seis vezes no Mundial de Construtores da F1 nos anos de 2010 a 2013 e nos anos de 2022 e 2023.

Considerada uma potência moderna da F1, a Red Bull disputou 393 Grandes Prêmios vencendo 122 vezes e somando 7.837 pontos, ficando na sexta posição das equipes com mais títulos de Mundial de Construtores da F1. Além da RBR a empresa de energéticos Red Bull GmbH é proprietária da equipe de Formula 1 Racing Bulls, atualmente competindo como Visa Cash App Racing Bulls Formula One Team.

 

Willian Fabiano [email protected]
Estagiário da Agecom | UFSC

Com colaboração de Ivo Caoê Baptiston.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.