Interplast 2024: Joinville sedia maior Feira de SC e da Indústria de Transformação do Plástico

Em uma área de exposição com mais de 25 mil m², o evento reunirá toda a cadeia de produção do setor de 13 a 16 de agosto

Em uma área de exposição com mais de 25 mil m², o evento reunirá toda a cadeia de produção do setor de 13 a 16 de agosto – Foto: Messe Brasil

Joinville, reconhecida como um dos principais polos industriais do Brasil, se prepara para receber a 12ª edição da Interplast – Feira e Congresso da Integração da Tecnologia do Plástico. O evento acontece de 13 a 16 de agosto e ocupará 100% da área útil dos três pavilhões da Expoville. É a maior edição em 12 anos. O credenciamento pode ser feito aqui.

A Interplast é considerada a maior feira de Santa Catarina, ocupando 25 mil m² de área de exposição. Nesta edição, atingiu um incremento de 60% no número de expositores, contando com a participação de mil marcas de oito países, incluindo Alemanha, Áustria, Brasil, China, Dubai, Itália, Taiwan e Uruguai.

Escolhida estrategicamente para sediar o evento, Joinville abriga um dos principais polos da indústria de transformação do plástico do Brasil e o segundo maior polo de ferramentarias do país. Conta com indústrias de alta tecnologia, especialmente voltadas à produção de moldes de plástico para injeção e extrusão.

“A Interplast é a única feira que reúne toda a cadeia do plástico e mostra a força do nosso estado”, afirma Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora do evento.

Com mais de mil indústrias do plástico empregando diretamente 44 mil pessoas em Santa Catarina, o setor é um dos mais relevantes para a economia local. Fernando Pedro de Oliveira, presidente do Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de SC (SIMPESC), destaca o impacto positivo da Interplast na competitividade das indústrias locais.

“As empresas têm a oportunidade de conhecer e adotar tecnologias globais, melhorando a eficiência de produção, reduzindo custos e aumentando a qualidade dos produtos”, explica.

Sustentabilidade, tendências e negócios fazem parte da programação gratuita

Um dos destaques da feira é o Seminário de Metrologia Plásticos que ocorrerá no dia 15 de agosto - Messe Brasil

1
3

Um dos destaques da feira é o Seminário de Metrologia Plásticos que ocorrerá no dia 15 de agosto – Messe Brasil

A Rodada de Negócios, que facilita reuniões entre compradores e fornecedores, é outro ponto alto do evento - Messe Brasil

2
3

A Rodada de Negócios, que facilita reuniões entre compradores e fornecedores, é outro ponto alto do evento – Messe Brasil

Os expositores terão a oportunidade de apresentar suas soluções e tecnologias por meio de Workshops direcionados aos profissionais das indústrias - Messe Brasil

3
3

Os expositores terão a oportunidade de apresentar suas soluções e tecnologias por meio de Workshops direcionados aos profissionais das indústrias – Messe Brasil

Além da feira, a Interplast oferece uma série de atividades paralelas focadas em conhecimento e negócios. Um dos destaques é o Seminário de Metrologia Plásticos, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ), que ocorrerá no dia 15 de agosto.

Com a temática “Ganhos de produtividade e melhoria nos desperdícios com instrumentação e qualidade para a indústria do plástico”, os participantes terão acesso a casos práticos de aplicação das tecnologias, além de explorar as últimas novidades.

Os expositores terão a oportunidade de apresentar suas soluções e tecnologias por meio de Workshops direcionados aos profissionais das indústrias. Em 2022, foram mais de 35 horas de conteúdo, apresentadas por 50 especialistas. Os workshops serão realizados de 13 a 16 de agosto e programação completa está disponível no site da Interplast, onde podem ser feitas as inscrições.

A Rodada de Negócios, que facilita reuniões entre compradores e fornecedores, é outro ponto alto do evento. Entre os confirmados estão empresas de segmentos como automotivo, embalagens e construção civil. Na edição anterior, foram realizadas 586 reuniões de negócios.

A sustentabilidade também estará em foco na 12ª edição, com o Espaço Recicla Plástico, realizado pela Termotécnica. O objetivo é demonstrar na prática o funcionamento da economia circular, desde a coleta de embalagens pós-consumo até a transformação em novos produtos.

Em uma parceria com entidades do setor, o Espaço Recicla Plástico tem patrocínio da CNRPLAS – Câmara Nacional dos Recicladores de Materiais Plásticos da ABIPLAST- Associação Brasileira da Indústria do Plástico, e conta com o apoio do Movimento Plástico Transforma, do Projeto Isopor Amigo, da Messe Brasil, promotora da Interplast, e do SIMPESC.

Albano Schmidt, presidente da Termotécnica, reforça a importância da conscientização sobre a reciclagem e a economia circular.

“Todos nós, como sociedade, temos que ser conscientes de que uma vez que um material, produto ou embalagem seja utilizado, temos a responsabilidade individual por sua correta destinação. A Interplast é uma grande vitrine para conscientizar e ampliar essa cadeia positiva da reciclagem e economia circular”, aponta Schmidt.

Para complementar as discussões sobre sustentabilidade, o evento receberá o Fórum de Economia Circular, reconhecido nacionalmente por sua contribuição, e será realizado nos dias 14 e 15 de agosto. O encontro é voltado a profissionais, acadêmicos e líderes comprometidos com o futuro sustentável da região Sul e do país.

Solidária com as empresas gaúchas atingidas pelas fortes chuvas do mês de maio, a organização da Interplast abriu espaço para as empresas do Rio Grande do Sul apresentarem o seu potencial e se conectarem com os demais expositores e visitantes da feira no RSday.

Para complementar as discussões sobre sustentabilidade, o evento receberá o Fórum de Economia Circular - Messe Brasil

1
2

Para complementar as discussões sobre sustentabilidade, o evento receberá o Fórum de Economia Circular – Messe Brasil

A organização da Interplast abriu espaço para as empresas do Rio Grande do Sul apresentarem o seu potencial e se conectarem com os demais expositores e visitantes da feira no RSday - Messe Brasil

2
2

A organização da Interplast abriu espaço para as empresas do Rio Grande do Sul apresentarem o seu potencial e se conectarem com os demais expositores e visitantes da feira no RSday – Messe Brasil

O encontro será promovido pela Revista Plástico Sul em parceria com as entidades gaúchas Simplás, Sinplast-RS e Simplavi, no dia 14 de agosto, complementando a programação do Fórum de Economia Circular.

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, participará do evento com lançamentos de resinas recicladas e tours técnicos guiados. Esses tours oferecerão aos visitantes uma visão detalhada sobre os processos e inovações no setor de plásticos, promovendo a reutilização de materiais e minimizando a geração de resíduos.

Para conferir a programação completa da principal  Feira da Indústria de Transformação do Plástico de Santa Catarina, clique aqui!

Serviço

  • Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico
  • Data: 13 a 16 de agosto de 2024
  • Horário: 13h às 20h
  • Local: Centro de Convenções e Exposições EXPOVILLE – R. XV de Novembro, 4315 – Glória, Joinville – SC
  • Realização: Simpesc (Sindicato da Indústria do Material Plástico de SC)
  • Organização: Messe Brasil
  • Credenciamento visitantes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.