O Grupo Especial Anticorrupção (Geac) e o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), deflagrou a operação “Control C”, contra uma suposta organização criminosa envolvida em crimes contra a administração pública e fraudes em licitações em 17 municípios catarinenses.

A operação apura a existência de uma suposta rede criminosa que atuaria dentro de uma empresa de prestação de serviços de licença de uso de software, contratada por várias prefeituras de Santa Catarina por meio de licitações que, supostamente, foram fraudulentas.
De acordo com as investigações, os membros da organização estariam elaborando de forma fraudulenta os Termos de Referência (TR) dos editais, direcionando os requisitos das contratações para beneficiar a empresa investigada.

Além disso, a investigação revelou que membros da organização criminosa estabeleciam contatos prévios com responsáveis por licitações antes do lançamento dos editais, gerando indícios de manipulação de processos licitatórios para garantir a vitória da empresa.
A operação contou com a expedição de 46 mandados de busca e apreensão em diversos endereços de pessoas físicas e jurídicas, bem como órgãos públicos, localizados em 17 municípios catarinenses, incluindo Florianópolis, Jaguaruna, Tubarão, Blumenau e Criciúma, entre outros.
As ordens judiciais foram autorizadas pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, por suspeita de envolvimento de dois prefeitos. Os objetos apreendidos durante a operação serão encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames periciais nos documentos, para posterior análise da equipe de investigação.
A operação também contou com a colaboração de Auditores Fiscais da Secretaria Estadual da Fazenda e Peritos Criminais da Polícia Científica de Santa Catarina, reforçando o caráter multidisciplinar da ação.
A investigação tramita sob sigilo. A operação “Control C” recebeu esse nome em alusão ao atalho do teclado Ctrl + C, utilizado para copiar, em referência à prática de cópia dos Termos de Referência pelos investigados.