Três mandados de busca e apreensão e duas decisões de internação provisória foram cumpridos no sábado, 12, com o objetivo de desarticular um grupo investigado por promover discursos de ódio, exposição a conteúdos extremos e, em casos mais avançados, incentivo ao extremismo e à violência. A operação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).
- Compartilhe esta notícia no Whatsapp
A Operação Vórtice foi autorizada pela Justiça após solicitação da Comarca do Vale do Itajaí. O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Agência de Investigação Interna (Homeland Security Investigations – HSI) dos Estados Unidos também participaram da ação.
Segundo a investigação, o submundo virtual tem se consolidado como espaço digital utilizado para práticas ilícitas, incluindo manipulação de menores, exposição a conteúdos extremos e, em casos mais graves, incentivo à violência. Esses grupos virtuais têm se configurado como ambientes propícios à prática de crimes graves, com especial impacto sobre adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A atuação desses grupos segue uma estrutura progressiva, dividida em fases que envolvem manipulação emocional, coação, exposição a conteúdos extremos e, em estágios mais avançados, incentivo ao extremismo e à violência.