Dia do orgasmo: quais os benefícios para a saúde física e mental

A busca pelo prazer sexual é uma caraterística humana compartilhada entre poucas espécies de animais. Mesmo sendo rodeado de tabus em diversas partes do planeta, o orgasmo é o ápice mais almejado. Então, para celebrar o Dia do Orgasmo, nesta quarta-feira (31), o LeiaJá conversou com especialistas que falaram dos benefícios para a saúde física e mental. 

O Dia do Orgasmo foi criado no final dos anos 90, em 1999, por uma rede britânica de sex shops. A ideia era celebrar o prazer sexual, principalmente em mulheres, cujo pudor imposto desde a infância, não lhes permitia alcançar. E até hoje os números não são animadores. 

De acordo com um estudo da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, mulheres heterossexuais têm menos orgasmos do que mulheres lésbicas e bissexuais, assim como homens, independente da orientação sexual. A explicação, diz o estudo, pode ser devido às normas socioculturais e educação sexual falha ou inadequada. 

Benefícios do orgasmo para a saúde mental 

A psicóloga e especialista em sexualidade humana, Lúcia Soares, explica que o orgasmo afeta o humor e proporciona uma distensão muscular. “Do ponto de vista neurológico, o clímax traz o relaxamento. Quando a gente goza, dá aquele relaxamento, alívio de tensão e sensações de bem-estar”, exemplifica. 

Ela ainda traz outro dado interessante, que associa o ápice do prazer sexual com o fortalecimento do sistema imunológico. “No final de tudo, quanto mais eu esteja relaxado, o meu sistema imunológico vai estar legal. Então, eu diria que um dos grandes ganhos da vivência do orgasmo é a melhoria do sistema imunológico também”, afirma. 

Outros benefícios

Por fim, a fisioterapeuta Julianna Guendles, especialista em saúde da mulher, listou os principais benefícios do orgasmo para a saúde física. Confira abaixo: 

– Alívio do Estresse: A liberação de endorfinas durante o orgasmo atua como um analgésico natural, reduzindo a tensão e promovendo relaxamento. 

– Melhora do Humor: Neurotransmissores como a dopamina e a serotonina, liberados durante o orgasmo, são conhecidos por melhorar o humor e combater sintomas de depressão e ansiedade. 

– Fortalecimento do Sistema Imunológico: Estudos indicam que a atividade sexual regular pode aumentar a produção de anticorpos, fortalecendo o sistema imunológico. 

– Melhora da Circulação Sanguínea: O aumento temporário da frequência cardíaca e da pressão arterial durante o orgasmo contribui para uma melhor circulação sanguínea, beneficiando a saúde cardiovascular. 

– Promoção do Sono: A liberação de ocitocina e prolactina após o orgasmo induz uma sensação de relaxamento e sonolência, contribuindo para uma melhor qualidade do sono. 

O post Dia do orgasmo: quais os benefícios para a saúde física e mental apareceu primeiro em Tudo que você precisa saber. Notícias, Carreiras, Esportes, Cultura, Tecnologia, Vídeos e muito mais….

Adicionar aos favoritos o Link permanente.