De fratura nos dentes à morte: quais os riscos da ‘língua de cobra’ feita por Andressa Urach?

A criadora de conteúdo adulto Andressa Urach, de 36 anos, virou assunto nas redes sociais após realizar o procedimento de bifurcação de língua, mais conhecido como “língua de cobra”. O procedimento é bastante popular, mas muitos especialistas alertam sobre as consequências da realização.

Andressa Urach com o procedimento de bifurcação de língua, mais conhecido como língua de cobra

A criadora de conteúdo adulto compartilhou nas redes sociais que está quarta-feira (31) é o segundo dia da cirurgia – Foto: Andressa Urach/Instagram/Reprodução/ND

A bifurcação de língua é uma divisão feita no meio da língua, que permite movimentos individuais das partes divididas, tornando-a semelhante à língua dos répteis.

Em alguns casos, o corte é realizado apenas na ponta do órgão. Além disso, essa prática é adotada por fãs de body modification e engloba transformações corporais realizadas sem a necessidade de ajuda médica.

Para quem não sabe, body modification é a modificação corporal deliberada realizada no corpo humano por razões não médicas. Pode ser realizada em qualquer parte do corpo, com o intuito de diferenciar o indivíduo dos outros.

Língua de gato potencializará performances de Andressa Urach

Segundo a produtora de conteúdo adulto, a cirurgia é feita visando aumentar o prazer, por isso ela dividiu a língua em duas para “potencializar” suas “performances” e trazer “um diferencial inovador para seus assinantes”.

Andressa Urach com o procedimento de bifurcação de língua, mais conhecido como língua de cobra

O procedimento chamado língua de cobra é realizado para separar a língua ao meio – Foto: andressaurachoficial/Instagram/Reprodução/ND

“Tenho me dedicado bastante na produção dos conteúdos e decidi apostar nessa transformação para potencializar os meus conteúdos e performances, e claro, trazer essa ideia inovadora para os meus seguidores”, disse em um vídeo publicado no Instagram.

Quais os perigos da língua de cobra?

Conforme a dentista especializada em estética Silmara Alves Rozo Ducatti, o procedimento pode deixar os pacientes vulneráveis e impulsionar os riscos de hemorragia, infecção e danos em nervos bucais.

A bifurcação de língua pode ser feita por fio de nylon, laser e até um bisturi. No entanto, apesar de sua popularidade, a médica afirma que as pessoas que realizam o procedimento estão sujeitas a diversos problemas de saúde a longo prazo.

Mulher com o procedimento de bifurcação de língua, mais conhecido como língua de cobra

Língua de cobra é um procedimento que pode causar diversos problemas – Foto: FRRRKGUYS/Divulgação/ND

Além dos danos já citados, o procedimento também pode causar fratura nos dentes, lesões graves na gengiva e dificuldades para engolir ou respirar. Sendo assim, a alteração não traz benefício algum, segundo a dentista.

“Assim, nenhum cirurgião respeitável realizaria um procedimento dessa maneira, uma vez que ele representa diversos riscos ao paciente”, desabafou Ducatti.

Veja abaixo as principais consequências do procedimento

Conforme o site da Unimed, sangramentos irregulares, infecções no sangue, danos permanentes na língua, danos nos dentes, infecção cardíaca estão entre as maiores consequências do procedimento da língua de gato.

No entanto, existem riscos envolvidos após o procedimento, tanto no período de cicatrização, quanto após:

  • Hemorragia;
  • Inchaço;
  • Infecção na língua;
  • Infecção na gengiva;
  • Má cicatrização;
  • Irregularidade dos tecidos da língua;
  • Aumento na vulnerabilidade da boca a bactérias;
  • Vias áreas afetadas;
  • Morte do tecido da língua;
  • Inflamações e mau cheiro;
  • Aumento anormal de salivação;
  • Perda de movimentação da língua;
  • Dentes fraturados;
  • Perda ou alteração de paladar;
  • Aparição de algumas lesões na boca.

Procedimento não é realizado em clínicas especializadas

Conforme Ducatti, os procedimentos realizados em clínicas odontológicas costumam preparar o paciente e fazer com que ele passe por avaliações pré-operatórias.

No entanto, os profissionais que fazem a língua de cobra não costumam fazer esta preparação. Além disso, em alguns países, como a Inglaterra e o País de Gales, o procedimento de língua de cobra é uma prática ilegal, mas essas regras mudam de país para país.

“Podemos dizer que esse procedimento invasivo é basicamente não regulamentado”, comenta.

menina morena dando língua

O procedimento de língua de cobra pode ser revertido, mas é muito perigoso – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Bifurcação da língua é irreversível?

A dentista afirma que o procedimento pode ser revertido. Quando o paciente tem o desejo de reverter a cirurgia, são removidas as duas metades da parte interna dos cortes e suturadas, forçando a língua a cicatrizar do jeito normal.

Apesar disso, são raros os casos onde a pessoa deseja reverter a bifurcação lingual.

Além disso, Ducatti afirma que o processo é doloroso e leva muito mais tempo para cicatrizar e está sujeito a enormes complicações, mais até que a própria bifurcação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.